“Que vença o melhor”, diz Bolsonaro, após votar no Rio de Janeiro
Após a votação, o presidente e candidato à reeleição retornou à capital federal para acompanhar a apuração no Palácio da Alvorada
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, votou às 8h59 deste domingo (2/10), na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, zona oeste do Rio de Janeiro. A votação teve início em todo território brasileiro às 8h (horário de Brasília).
Metrópoles terá apuração em tempo real das eleições 2022 em todo o Brasil
O presidente debochou das pesquisas eleitorais, exaltou os apoiadores que o receberam ontem em Joinville (SC) e criticou a imprensa. “Tanta gente na rua nos apoiando, mas não vi nada na imprensa. Mas tudo bem! Faz parte da regra do jogo. O que vale é o ‘DataPovo’ e eleições limpas, sem problema nenhum. Que vença o melhor”, disse Bolsonaro, antes do voto. Além da imprensa brasileira, jornalistas de vários países acompanharam o presidente.
Sob forte esquema de segurança, Bolsonaro evitou responder se vai respeitar o resultado das eleições, apesar de ter sido questionado pelo menos três vezes sobre o assunto. Acompanhado de Daniel Silveira (PTB), candidato ao Senado pelo Rio, também falou sobre a queda no preço da gasolina e outras ações do seu governo.
Bolsonaro chegou sábado (1º/10) na capital fluminense e fez, durante a noite, uma live de quase 1h de duração. Ele dormiu no Hotel de Trânsito do Exército e saiu do local por volta das 8h40. O presidente retornou à capital federal, neste domingo, para acompanhar a apuração no Palácio da Alvorada.
Veja vídeo de Bolsonaro no local da votação:
Eleições 2022
Os brasileiros vão às urnas neste domingo (2/10) na nona eleição para presidente desde a redemocratização. Além da disputa pelo cargo de chefe da República, estão em jogo os comandos dos governos estaduais e distrital, e as vagas para senadores, deputados estaduais (distritais, no caso do DF) e federais.
Os 156,4 milhões de eleitores aptos poderão votar entre 8h e 17h. Neste ano, todos os estados seguirão o horário de Brasília, o que vai impactar o planejamento de moradores do Acre e do Amazonas, que estão em fusos horários diferentes.
Para votar, é necessário que o eleitor apresente um documento oficial com foto, mesmo que vencido. Pode ser Carteira de Identidade, de Motorista, de Reservista, de Trabalho, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, como a da OAB, e passaporte.