metropoles.com

Bolsonaro sobre Alckmin: “Era Opus Dei, agora canta hino socialista”

Trecho da letra diz: “Messias, Deus, chefes supremos, nada esperemos de nenhum”. O candidato a vice de Lula é católico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mauro Corrêa/PR
Geraldo Alckmin e Bolsonaro conversam e riem. Ambos estão sentados em sofás, lado a lado - Metrópoles
1 de 1 Geraldo Alckmin e Bolsonaro conversam e riem. Ambos estão sentados em sofás, lado a lado - Metrópoles - Foto: Mauro Corrêa/PR

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, na manhã desta segunda-feira (26/9), o presidente Jair Bolsonaro (PL) alfinetou Geraldo Alckmin (PSB), o candidato a vice-presidente da chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Bolsonaro disse que, antes de se aliar a Lula, o ex-governador de São Paulo era um “Opus Dei” – integrante de uma diocese conservadora do catolicismo – e, agora, faz propaganda para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e “canta hino socialista”.

“Alckmin é outro que… era um Opus Dei. Um homem que ia à missa todo final de semana, de repente coloca um boné do MST e canta hino internacional socialista”, ironizou.

Em abril, Alckmin ouviu o hino da Internacional Socialista em evento do PSB e, embora não tenha cantado, aplaudiu a peça após a execução.

O hino representa uma união global de partidos trabalhistas instituída em 1951. Ao exaltar a luta dos trabalhadores, um trecho da letra diz: “Messias, Deus, chefes supremos, nada esperemos de nenhum”.

Catolicismo

Alckmin desde criança foi criado pelos preceitos do catolicismo e, frequentemente, é relacionado à Opus Dei, uma prelazia – ou diocese – mais conservadora da Igreja Católica Apostólica Romana. Desde que sua ligação com essa doutrina começou a circular de forma mais intensa, ainda em 2011, o pré-candidato nega participação na linha cristã.

Em agosto de 2018, em nota enviada ao Metrópoles, a Opus Dei informou que o Alckmin não pertencia à organização religiosa.

“A prelazia não interfere na escolha profissional de seus membros. Eles exercem as mais variadas profissões: são médicos, professores, motoristas, garçons e engenheiros. O mesmo vale para alguém que queria exercer a política. Esse amor à liberdade vale também para quem queira sair do Opus Dei. Não conheço ninguém que tenha sido expulso”, afirma o comunicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?