Bolsonaro recebe deputados da base e eleitos nesta quinta
Candidato à reeleição, presidente dá prosseguimento a uma série de agendas com aliados na primeira semana do segundo turno
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, nesta quinta-feira (6/10), mais de 200 deputados federais da base e eleitos, no Palácio da Alvorada. Também estavam presentes, o governador reeleito de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o deputado Onyx Lorenzoni (PL), que disputa o segundo turno ao governo do Rio Grande do Sul.
Entre os deputados, estavam o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que foi reeleito, o líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PP-PR), e os deputados Filipe Barros (PL-PR), Otoni de Paula (MDB-RJ), Helio Lopes (PL-RJ), Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Fred Linhares (Republicanos-DF). Além deles, dois governadores: Antonio Denarium (PP), de Roraima; e Gladson Cameli (PP), do Acre.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, compartilhou imagens do encontro. Veja:
Presidente @jairbolsonaro recebendo os deputados federais eleitos aqui no Alvorada. 🇧🇷 pic.twitter.com/OeL6C2irOw
— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria) October 6, 2022
O general Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro, também postou sobre o encontro:
Começa agora o encontro do Presidente @jairbolsonaro com Deputados Federais pic.twitter.com/PpdCXwocSX
— Braga Netto (@BragaNetto_gen) October 6, 2022
O caminhoneiro Zé Trovão (PL-SC), que também foi eleito, estava entre os presentes. Trovão é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sob suspeita de organizar manifestações antidemocráticas no 7 de Setembro de 2021.
Ele chegou a ser preso preventivamente, após passar dois meses foragido, mas ganhou autorização do Supremo para aguardar a conclusão do inquérito em regime domiciliar. O caminhoneiro também foi proibido de manter contato com os outros investigados, de usar as redes sociais e de conceder entrevistas sem autorização judicial. Parte das restrições foi flexibilizada durante a campanha eleitoral, mas ele ainda é obrigado a usar tornozeleira eletrônica.
Agenda
Na quarta-feira (5/10), Bolsonaro iniciou o dia recebendo o governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no Alvorada. Ele oficializou seu apoio e garantiu rodar as ruas do DF para pedir votos ao aliado.
Em seguida, cerca de 40 parlamentares (entre deputados e senadores) da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – também conhecida como Bancada do Agro ou Bancada Ruralista – foram recebidos pelo presidente e reforçaram apoio à candidatura à reeleição de Bolsonaro.
No início da tarde, o governador reeleito no Paraná, Ratinho Jr. (PSD), também declarou seu apoio. Às 15h, Bolsonaro ainda recebeu senadores com mandato e eleitos que o apoiam.