metropoles.com

Bolsonaro reabre prazo para servidor mudar regime previdenciário

Assinada pelo presidente, a sanção da Medida Provisória foi publicada nesta quinta-feira (27/10), no Diário Oficial da União (DOU)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Servidor caminha no gramado da Esplanada - Metrópoles
1 de 1 Servidor caminha no gramado da Esplanada - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, nesta quinta-feira (27/10), projeto de lei derivado da Medida Provisória nº 1.119, de 2022, que reabre prazo para que os servidores mudem o regime da Previdência. A norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A proposta, aprovada no Senado Federal em 4 de outubro, mantém a regra atual para o cálculo do benefício especial, mecanismo de compensação para quem decide trocar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) pelo Regime de Previdência Complementar (RPC).

Com a sanção, será estendido até 30 de novembro de 2022 o prazo para o servidor público optar pelo regime de previdência complementar.

De acordo com o texto, depois desse período, não há possibilidade de migração. Vale destacar que os servidores que entraram no serviço público a partir de 2013 estão no RPC compulsoriamente.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou que a ação decorreu da “necessidade de adequar a legislação infraconstitucional a inovações constitucionais”. “Indo ao encontro dos pedidos de servidores públicos e de suas entidades representativas para reabertura do prazo de migração para o regime de previdência complementar”, explicou o órgão.

“Mais tranquilidade”

Ao Metrópoles o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp), Cristiano Heckert, afirmou que a nova regra traz vantagens.

“A principal vantagem é que o servidor contribui para uma conta individualizada, como uma conta em banco. No sistema antigo, o servidor trabalha para cobrir o déficit de outro. É como uma previdência privada”, completou.

Em nota, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco) anunciou que está orientando os profissionais a aguardar a publicação da Lei de Conversão antes de decidir pela migração para o RPC. A recomendação, segundo a entidade, visa garantir mais segurança à categoria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?