metropoles.com

Bolsonaro pede que TSE derrube perfis de Janones nas redes até 30/10

A coligação Pelo Bem do Brasil, de Bolsonaro, argumenta que Janones cometeu abusos dos meios de comunicação para divulgar informações falsas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Najara Araujo/Câmara dos Deputados
André Janones
1 de 1 André Janones - Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu, neste sábado (15/10), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que todos os perfis do deputado federal André Janones (Avante-MG) nas redes sociais fiquem indisponíveis até o fim da eleição.

Na ação, a coligação Pelo Bem do Brasil, de Bolsonaro, argumenta que Janones cometeu abusos dos meios de comunicação para divulgar informações mentirosas e pedir o compartilhamento de publicações depreciativas ao presidente.

“[O deputado] vem se utilizando de suas redes sociais, ostensivamente, como verdadeira fábrica de fake news, para divulgar e incentivar o compartilhamento em massa de publicações de conteúdo sabidamente falso, além de promover maliciosas ações coordenadas com o objetivo desvelado de esvaziar a eficácia das decisões proferidas pela Justiça Eleitoral”, diz o documento.

A coligação afirma que o deputado faz uma “campanha difamatória” contra Bolsonaro, com apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Por meio de intolerável estratégia de desinformação intencional e deliberada do eleitorado, denominada pela mídia de ‘janonismo cultural’, que se vale, inclusive, da repercussão gerada pela proposição de ações judiciais voltadas ao combate de informações falsas, o deputado André Janones tem gerado benefícios não só à campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, da qual faz parte, como também auferiu dividendos à sua própria candidatura”, diz a ação.

A coligação pede, além da suspensão das contas, a quebra dos sigilos bancários e fiscal do deputado após a apresentação de sua defesa.

Ao jornal Folha de S.Paulo, Janones afirmou que a ação não tem “embasamento jurídico algum”. “Tecnicamente falando, eu não divulguei nenhuma fake news. Eu só levanto questionamentos, com base em vídeos e declarações do próprio presidente”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?