metropoles.com

Bolsonaro herda mais votos de Ciro do que Lula, diz Datafolha

Entre eleitores de Tebet, há equilíbrio na distribuição de votos no segundo turno. Ambos declararam apoio ao petista ao longo da semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet (Reprodução/Montagem Metrópoles)
1 de 1 Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet (Reprodução/Montagem Metrópoles) - Foto: Arte/Metrópoles

Pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, na sexta-feira (7/10), mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) herda mais votos de Ciro Gomes (PDT) do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apesar do apoio formal do partido e do pedetista ao candidato do PT, o chefe do Executivo é o preferido de 42% dos eleitores de Ciro no segundo turno, enquanto o percentual favorável a Lula soma 31%.

Já entre os eleitores que optaram por Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, há mais equilíbrio na distribuição de votos no segundo turno. Lula recebe 31% dos votos de Tebet — mesmo percentual dele em relação a Ciro —, e outros 29% migram para Bolsonaro.

Contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa ouviu 2.884 pessoas, entre os dias 5 e 7 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

Sem citar o nome de Lula, Ciro Gomes anunciou, na última terça-feira (4/10), que segue a orientação de seu partido de conceder apoio unânime à candidatura petista no segundo turno.

O ex-presidenciável disse que não aceitará “cargos em um eventual novo governo” de Luiz Inácio Lula da Silva e destacou que, apesar do apoio momentâneo, seu papel no próximo ano será “fiscalizar qualquer desvio do novo governo”.

A emedebista foi mais clara do que Ciro ao declarar apoio a Lula. Na sexta-feira (7/10), em encontro público, ela afirmou que dará “total apoio” à campanha do petista e a um eventual governo dele. Chegou, inclusive, a colocar à disposição para rodar o país, a fim de ajudá-lo a se eleger.

Tebet ressaltou que tem diferenças políticas e econômicas com Lula, mas frisou que, neste momento, a defesa da democracia e o respeito à Constituição os unem.

3 imagens
Senadora Simone Tebet (MDB)
Simone Tebet declarou apoio a Lula no segundo turno da eleição
1 de 3

Simone Tebet (MDB) e Lula (PT)

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 3

Senadora Simone Tebet (MDB)

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 3

Simone Tebet declarou apoio a Lula no segundo turno da eleição

Fábio Vieira/Metrópoles

Com 100% das urnas apuradas, o resultado mostrou o ex-presidente com 48,43% dos votos (57,2 milhões de votos) contra 43,20% (51 milhões) do atual mandatário. Por sua vez, Tebet alcançou 4,2% dos votos, o equivalente a 4,9 milhões de eleitores. Já Ciro conquistou 3,6 milhões de brasileiros, ou 3% do total.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?