Bolsonaro elogia, mas não confirma Guedes em eventual segundo mandato
Presidente disse que ministro da Economia merece um Nobel por atuação na pandemia e relembrou críticas feitas a ele no passado
atualizado
Compartilhar notícia
Em série de agendas de campanha nesta quarta-feira (5/10), no Palácio da Alvorada, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) fez elogios ao ministro da Economia, Paulo Guedes, mas não respondeu se o manterá em um eventual segundo mandato.
Segundo o mandatário, o titular da pasta “deu exemplo de gestão no momento mais difícil da história do Brasil” e adotou medidas “fantásticas”. Algumas delas, porém, foram patrocinadas pelo Congresso Nacional e demoraram a ganhar adesão da equipe econômica, como foi o caso do auxílio emergencial.
“Durante momentos difíceis, teve gente que criticou muito o Paulo Guedes, alguns queriam que eu trocasse de ministro. E eu, como paraquedista, falei: jamais vou trocar de paraquedas depois que sair do avião”, afirmou Bolsonaro. “Então, o Paulo Guedes merece respeito da nossa parte, consideração, merece um Prêmio Nobel de Economia”, completou.
Questionado pela imprensa se Guedes fica ou não, Bolsonaro não respondeu e a entrevista foi encerrada.
Em junho, antes do início da campanha eleitoral, Bolsonaro disse que vê Guedes cansado, mas afirmou que a permanência no governo dependerá dele.
Em um possível segundo governo, o candidato do PL pretende recriar o Ministério da Indústria e Comércio, que foi incorporado à Economia no início da atual gestão, mas sempre foi alvo de interesse do Centrão. A equipe de Guedes precifica a recriação da pasta em 2023.
A ampliação no número de ministérios é defendida por políticos que querem maior espaço para acomodar aliados no governo.
Agenda
Nesta quarta-feira, Bolsonaro iniciou o dia recebendo o governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) na residência oficial do presidente da República.
Em seguida, cerca de 40 parlamentares (entre deputados e senadores) da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – também conhecida como Bancada do Agro – foram recebidos pelo presidente e também reforçaram apoio à candidatura à reeleição do presidente.
No início da tarde, o governador reeleito no Paraná, Ratinho Jr. (PSD), também declarou seu apoio.
Às 15h desta quarta, Bolsonaro ainda vai receber senadores com mandato e eleitos que o apoiam.