metropoles.com

Bolsonaro e Lula se enfrentam no último debate do 2º turno; acompanhe

Candidatos à Presidência da República participam de embate na TV Globo nesta sexta (28/10), a partir das 21h30

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Tv Globo
Jair Bolsonaro e Lula durante debate na TV Globo eleições 2022 - Metropoles
1 de 1 Jair Bolsonaro e Lula durante debate na TV Globo eleições 2022 - Metropoles - Foto: Reprodução/Tv Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro (PL), participam, nesta sexta-feira (28/10), do último debate antes do segundo turno das eleições, marcado para este domingo (30/10). O evento teve início às 21h30 e é promovido pela TV Globo.

Três pessoas acompanham os presidenciáveis dentro do estúdio. Bolsonaro escolheu o ex-juiz e senador eleito pelo Paraná, Sérgio Moro (União Brasil); o coordenador de sua campanha, Fabio Wajngarten; e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Já Lula está acompanhado de sua esposa, Janja; da presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann; e de seu marqueteiro, Sidônio Palmeira.

Acompanhe o debate ao vivo:

O embate na Rede Globo terá cinco blocos. O primeiro e o terceiro são de temática livre, com 30 minutos de duração. Cada candidato terá 15 minutos para administrar em perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O segundo e o quarto bloco terão 20 minutos de duração cada, em duas rodadas de dez minutos.

As perguntas serão feitas a partir de temas determinados, e cada presidenciável tem cinco minutos por rodada para responder. Por fim, o último bloco tem um minuto e meio para as considerações finais de cada candidato.

Debates anteriores

O último embate direto entre os dois presidenciáveis ocorreu em 16 de outubro, na ocasião do debate da TV Bandeirantes, primeiro após o primeiro turno. O encontro teve diversos momentos de tensão e troca de ofensas, mas também proporcionou situação curiosa de troca de sorrisos e até mão no ombro.

Ao longo de todo o debate, cada um dos candidatos tentou empurrar ao outro a denominação de mentiroso e propagador de fake news, como quando falaram sobre a pandemia da Covid-19, a transposição do rio São Francisco e os casos de corrupção.

As emissoras SBT e Record TV também promoveram debates neste segundo turno; no entanto, como Lula não confirmou presença, os encontros viraram sabatinas ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro.

Disputa segundo as pesquisas

As pesquisas eleitorais divulgadas na última semana antes do segundo turno indicam o candidato do PT à frente da disputa. No levantamento do Datafolha, divulgado nessa quinta-feira (27/10), o petista tem 53% dos votos válidos contra 47% do atual presidente. O cenário se mantém estável com poucas variações dos dois candidatos na maioria dos institutos, desde o final do primeiro turno.

Nos levantamentos de 7 e 14 de outubro, do Datafolha, o petista teve 53% dos votos válidos e, na última semana, variou um ponto percentual para baixo, ficando com 52%. Bolsonaro pontuou 47% nas duas primeiras sondagens e oscilou um ponto positivo na última pesquisa, chegando a 48%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Segundo a pesquisa, o atual presidente, Jair Bolsonaro, lidera a corrida pelo Palácio do Planalto em dois dos três maiores colégios eleitorais do país (São Paulo e Rio de Janeiro), enquanto o adversário, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, aparece à frente em Minas Gerais.

O Ipec mostra a mesma estabilidade. Na consulta divulgada na segunda-feira (24/10), Lula marcou 54%, e Bolsonaro, 46%. O ex-presidente pontuou 55% nos dois primeiros levantamentos após o primeiro turno, variou para 54% no terceiro e, em seguida, manteve o percentual. Bolsonaro passou de 45%, nos dias 5 e 10 de outubro, para 46% nas sondagens mais recentes.

O Ipespe indica que Lula se mantém na frente com 53% dos votos válidos. Segundo a sondagem mais recente, de terça-feira (25/10), Bolsonaro, que concorre à reeleição, teve 47%.

Em comparação com a pesquisa anterior do instituto, os candidatos mantiveram os percentuais. No dia 18 de outubro, Lula também tinha 53% ante 47% de Bolsonaro, enquanto, em 11 de outubro, o petista marcou 54%, e o postulante à reeleição somou 46% dos votos válidos.

Já a consulta da Quaest Pesquisa e Consultoria, encomendada pela Genial Investimentos, aponta 52,1% dos votos válidos para o petista no segundo turno contra 47,9% de Jair Bolsonaro. Na sondagem anterior apresentada pela Genial/Quaest, em 19 de outubro, Lula alcançou 52,8%, enquanto Bolsonaro obteve 47,2%.

Primeiro turno

O resultado do primeiro turno das eleições presidenciais, realizado em 2 de outubro, mostrou que a disputa pelo Palácio do Planalto entre Lula e Bolsonaro foi acirrada. Com 100% das urnas apuradas, o petista alcançou 48,43% dos votos, e o atual presidente, 43,20%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?