Bolsonaro e Lula se enfrentam em primeiro debate do 2° turno
O embate entre Lula e Bolsonaro será realizado neste domingo pela TV Band e terá uma hora de confronto direto
atualizado
Compartilhar notícia
Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se enfrentam, neste domingo (16/10), no primeiro debate do 2° turno das eleições presidenciais. O evento será realizado pela TV Band, em São Paulo, a partir das 20h (horário de Brasília).
O embate é promovido por uma parceria formada entre Band, Folha, UOL, e TV Cultura. As campanhas confirmaram a presença de ambos. O debate será dividido em três blocos e tem previsão de durar, pelo menos, uma hora e 40 minutos.
Veja as regras:
- Primeiro bloco – cada candidato, por ordem de sorteio, terá um minuto e meio para responder a uma mesma pergunta feita por um dos mediadores do debate. Já no confronto direto, cada um terá 15 minutos para falar, entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Lula começa perguntando.
- Segundo bloco – quatro jornalistas do pool farão uma pergunta para cada candidato. O tempo para resposta será de um minuto e meio. Os dois candidatos respondem as mesmas perguntas, em ordem definida por sorteio. Bolsonaro é o primeiro. Não há comentário ou réplica.
- Terceiro bloco – da mesma forma, os dois responderão a uma pergunta de um jornalista do pool. Depois, haverá um confronto direto, com 15 minutos para os candidatos utilizarem entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro abre o confronto. Por fim, Lula e Bolsonaro têm, cada, um minuto e meio para mensagem de despedida.
Estratégia
O tempo curto que resta de campanha no segundo turno e a disputa acirrada por votos colocaram as equipes de Lula e de Bolsonaro em alerta. A ordem é evitar erros que agora podem ser fatais para as candidaturas.
O petista não fez atos de campanha nesse sábado (15/10). Preferiu usar o dia para se preparar. Já Bolsonaro cumpriu agenda em Fortaleza e Teresina, na tentativa de tirar a vantagem de votos obtida por Lula no 1° turno. Na capital do Piauí, o presidente e candidato à reeleição chamou o petista de “mentiroso, sem caráter e ladrão”.
A campanha de Lula prevê que o tom de Bolsonaro será o mesmo no debate deste domingo, com citações a temas polêmicos e ofensas pessoais. Conforme apurou a coluna de Rodrigo Rangel, do Metrópoles, os sinais da campanha bolsonarista eram divergentes até sexta (14/10). A aposta de alguns auxiliares era a de que Bolsonaro irá adotar a chamada linha “Carluxo”, uma referência a seu filho 02, Carlos Bolsonaro, sabidamente adepto de estratégias mais agressivas. Outros já dizem que ele buscará um meio termo, sem ser radical nem light demais.
Datafolha
Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, na sexta-feira (14/10), apontou Lula com 53% dos votos válidos, contra 47% de Bolsonaro. Os percentuais são os mesmos do último levantamento, divulgado em 7 de outubro.
O Datafolha ouviu 2.898 pessoas, entre 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-01682/2022.
Veja os números:
- Lula (PT): 49% (49% na pesquisa divulgada em 7 de outubro)
- Jair Bolsonaro (PL): 44% (44% na pesquisa anterior)
- Brancos e nulos: 5% (6% na pesquisa anterior)
- Não sabem/não responderam: 1% (2% na pesquisa anterior).
Outros debates
Além do debate deste domingo (16/10), Lula e Bolsonaro devem se enfrentar em pelo menos mais uma ocasião antes da disputa do segundo turno, em 30 de outubro.
O novo encontro entre os dois candidatos à Presidência será em 27 de outubro, na TV Globo.
Bolsonaro indicou que também deve participar de outros dois debates: um do SBT e outro da Record. Lula, por outro lado, não confirmou presenças nesses eventos. Pelas regras dos veículos, caso um dos candidatos não compareça, o outro será entrevistado sobre temas previamente escolhidos.
Confira o calendário de debates:
- 16 de outubro – Band, Folha, UOL e TV Cultura
- 17 de outubro – Rede TV!
- 21 de outubro – CNN Brasil, SBT, Estadão/Eldorado, Veja, Terra e NovaBrasilFM
- 23 de outubro – Record TV
- 28 de outubro – TV Globo
Esta é a nona eleição presidencial por meio do voto direto desde a redemocratização, no fim da década de 1980. O vencedor deste ano governará o Brasil de 1º de janeiro 2023 a 31 de dezembro de 2026.
É primeira vez que Lula e Bolsonaro se enfrentam nas urnas. Os dois disputariam o Palácio do Planalto em 2018, porém, naquele ano, o TSE barrou a candidatura de Lula a presidente com base na Lei da Ficha Limpa. Com isso, o PT substituiu o ex-presidente por Fernando Haddad, que acabou derrotado por Bolsonaro em segundo turno.