Bolsonaro diz que terá o dobro de votos no Nordeste nas Eleições 2022
Presidente afirmou que pautas conservadoras terão peso grande para os nordestinos nas eleições deste ano e farão a diferença
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (21/9) que tem certeza que receberá o dobro de votos no Nordeste em relação ao número obtido em 2018.
“O nordestino, cada vez mais, entende o que nós fizemos. Nós tratamos o nordestino como cidadão de verdade, e não como eleitores. Eu tenho certeza que, no mínimo, terei o dobro da votação que tive no passado no nordeste. Em alguns lugares, até com chance de ganhar”, declarou Bolsonaro, em entrevista à Rede Vida.
O otimismo do presidente não encontra respaldo nas últimas pesquisas eleitorais. Segundo o mais recente levantamento do Datafolha, o principal oponente de Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 60% das intenções de voto na Região Nordeste. Em 2018, Bolsonaro teve 15% dos votos válidos no primeiro turno e 40% no segundo, perdendo em todos os estados nordestinos para o petista Fernando Haddad.
Como adiantou o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, a campanha do presidente acredita que o resultado nas eleições no Nordeste será melhor neste ano do que em 2018 especialmente pelo uso da máquina pública federal nessa região, uma vez que bilhões foram despejados nos estados nordestinos via orçamento secreto.
O mandatário ainda citou nesta quarta que acredita que o nordestino se identifica com seu discurso conservador.
“É uma região onde a fé fala bastante alto e nós temos ao nosso lado as pautas ditas conservadoras. Nós temos uma posição contrária ao outro nordestino que disputa as eleições, que já foi presidente. É a questão do aborto, ideologia de gênero é uma coisa que pega pesado no nordeste. Eles são muito mais conservadores do que o restante do Brasil.”