Bolsonaro cita slogan de Meloni na Itália: “Deus, pátria e família”
A frase de efeito foi usada pelo presidente durante campanha à Presidência em 2018 e segue sendo a base dos discursos para a reeleição
atualizado
Compartilhar notícia
Sem tecer elogios ou críticas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou, na manhã desta segunda-feira (26/9), a eleição de Giorgia Meloni na Itália. Ele citou o slogan da parlamentar, que é o mesmo usado por ele desde o início da campanha à Presidência, em 2018.
“Vocês viram, na Itália, qual foi o slogan de campanha dela? [Giorgia Meloni] Deus, pátria e família”, exclamou Bolsonaro em conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada.
A frase de efeito segue sendo a base dos discursos para a reeleição do chefe do Executivo, que defende pautas conservadoras.
Eleição na Itália
Meloni é líder do partido Irmãos de Itália, sigla italiana de extrema direita – que tem suas raízes no fascismo – e saiu vitorioso nas eleições desse domingo (25/9). Esta é a primeira vez que um governo tão conservador assume o poder desde Benito Mussolini, antes da 2ª Guerra Mundial.
Embora a apuração não tenha sido totalmente concluída, o partido Irmãos da Itália tem vitória assegurada, com 26% dos votos. A coligação é formada por A Liga, de Matteo Salvini, que recebeu 9%, e Forza Itália, de Silvio Berlusconi, com 8%. Dessa forma, a extrema direita alcança 44%, e o bloco de esquerda fica com 29%. Os números ainda não são oficiais, mas os adversários já confirmaram a derrota.
Com o resultado e após a confirmação do presidente, Sergio Matarella, ela deverá se tornar a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra italiana. Ela prometeu governar “para todos”.
A própria Meloni começou a carreira política como ativista juvenil no neofascista Movimento Social Italiano. Ela, no entanto, rejeita a ideia e diz que a direita deixou o fascismo para trás há muitos anos.