Bolsonaro após 1º turno: “Maior vitória dos patriotas na história”
Apesar de ter que disputar o 2º turno com Lula, o presidente comemorou eleição de aliados para o Congresso e governos estaduais
atualizado
Compartilhar notícia
No Telegram, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou o resultado do primeiro turno das eleições. Com a apuração finalizada, nesse domingo (2/10), o Partido Liberal, sigla do presidente, terá a maior bancada do Senado Federal em 2023. A legenda emplacou oito senadores na Casa. Além disso, aliados conquistaram mandatos em governos estaduais e na Câmara dos Deputados.
Entre os novos senadores eleitos estão: Magno Malta (ES), Wilder Morais (GO), Rogério Marinho (RN), Jaime Bagattoli (RO), Jorge Seif (SC), Marcos Pontes (SP). Os demais, Wellington Fagundes (MT) e Romário (RJ), são fruto de reeleição.
“Esta é a maior vitória dos patriotas na história do Brasil: 60% do território brasileiro será governado por quem defende nossos valores e luta por um país mais livre”, disse o presidente.
Nos governos estaduais, Bolsonaro tem o apoio de pelo menos sete governadores eleitos ou reeleitos neste domingo. São eles: Cláudio Castro (PL), reeleito em primeiro turno como governador do Rio; Ratinho Jr. (PSD), no Paraná; Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal; Wanderlei Barbosa (Republicanos), de Tocantins; Gladson Cameli (PP), do Acre; Antônio Denarium (Republicanos), de Roraima; e Mauro Mendes (União), de Mato Grosso.
Bolsonaro ainda buscará nos próximos dias apoio de dois governadores que evitaram externar no primeiro turno da eleição presidencial, mas que já deram declarações contrárias a Lula: Romeu Zema (Novo), reeleito em Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás.
2º turno
Apesar de comemorar a vitória de aliados, o próprio presidente precisará encarar um 2º turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Sabemos do tamanho da nossa responsabilidade e dos desafios que vamos enfrentar. Mas sabemos aonde queremos chegar e como chegaremos lá. Pela graça de Deus, nunca perdi uma eleição e sei que não será agora, quando a liberdade do Brasil inteiro depende de nós, que iremos perder”, falou.
Na mensagem, Bolsonaro ainda desafiou Lula: “Nossos adversários só se prepararam para uma corrida de 100 metros. Nós estamos prontos para uma maratona”.
Recomeço da campanha
A campanha à Presidência da República recomeça nesta segunda (3/10), após um primeiro turno polarizado. Lula teve 48,39% dos votos válidos, contra 43,23% de Jair Bolsonaro. Com a confirmação das apurações, o relógio começa a contar 28 dias até o segundo turno.
A campanha de Lula tinha esperança de levar a vitória no fim de semana, mas não teve sucesso. Nos últimos levantamentos divulgados antes das eleições, no sábado (1º/10), o petista aparecia com percentual entre 48% e 51%. Para vencer no primeiro turno, era preciso de 50% mais um voto.