Avante lança André Janones como candidato à Presidência da República
Deputado federal ganhou projeção nacional em 2018, durante a greve dos caminhoneiros. Ele é o quarto colocado em pesquisas eleitorais
atualizado
Compartilhar notícia
O Avante lançou neste sábado (23/7), em Belo Horizonte (MG), a candidatura de André Janones à Presidência da República. Janones é advogado e deputado federal em primeiro mandato. Ex-cobrador de ônibus, ele foi alçado à Câmara dos Deputados após ganhar projeção nacional pela atuação na greve dos caminhoneiros, em maio de 2018.
Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, de junho, Janones aparece em quarto lugar, com 2% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%.
Janones foi eleito deputado federal em 2018 com 178 mil votos, sendo o terceiro mais votado pelos mineiros, atrás apenas de Marcelo Alvaro Antonio (então no PSL) e Reginaldo Lopes (PT). Ele conseguiu desbancar figuras de peso, como Aécio Neves, ex-governador e ex-presidenciável do PSDB.
Em 2021, na metade de seu primeiro mandato, lançou-se como candidato a presidente da Câmara, na eleição que elegeu Arthur Lira (PP-AL). Ele conquistou apenas três votos.
“Nossa bandeira principal é a diminuição da desigualdade social. O povo brasileiro quer ser feliz, viver em paz e ter o seu lugar. Nossa candidatura é competitiva, nasceu das ruas, foi construída junto dos brasileiros e temos, sim, um projeto de futuro para o nosso Brasil”, disse Janones em discurso neste sábado.
O candidato do Avante ficou em segundo lugar na única eleição para o Executivo em que já se candidatou (à prefeitura de Ituiutaba, em 2016).
Janones virou uma celebridade virtual após a primeira derrota eleitoral. Apesar de ser advogado, ele se destacou como um dos porta-vozes das reivindicações dos caminhoneiros na grande greve de 2018. Suas lives diretamente de pontos de bloqueio em rodovias eram vistas por milhares de pessoas, e Janones se consolidou como nome forte para as eleições legislativas daquele ano.
O partido Agir (ex-PTC) declarou apoio à candidatura de Janones ao Palácio do Planalto. A convenção definiu também o apoio ao governador Romeu Zema (Novo), que busca a reeleição. Em Minas Gerais, o Avante lança chapa de deputado federal com 53 candidatos e outros 65 candidatos a deputado estadual.
Ideologia
Segundo o próprio candidato, nenhuma ideologia o define. “Ora você precisa buscar soluções à esquerda, ora à direita”, costuma declamar ele, quando perguntado sobre o assunto. O parlamentar busca convencer seus eleitores de que “problemas reais” precisam ser abordados sem paixões ideológicas, o que o leva a criticar tanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto o ex-presidente Lula (PT).
Apesar do discurso, André Janones foi filiado ao partido de Lula entre 2012 e 2015 e só saiu de lá quando foi se candidatar a prefeito, em 2016 (então, pelo PSC). Em entrevista concedida ao UOL em fevereiro deste ano, o parlamentar explicou sua saída do PT dizendo que percebeu que a legenda funcionava como “uma seita”, e isso o deixava desconfortável.
“Que você estando ali teria que ter uma cartilha, seguir por aquela cartilha. ‘Quero votar tal matéria, defendo tal ideal’, mas se o partido não vota aqui, você não pode ir por esse caminho”, disse ele.
Na mesma entrevista, após tentar escapar da pergunta, Janones admitiu que, caso fique fora do segundo turno e tenha de escolher entre Lula e Bolsonaro, provavelmente irá optar pelo ex-companheiro de partido. “O que eu posso dizer é: Jair Bolsonaro não é uma opção de voto. Eu não considero Jair Bolsonaro uma opção. Então, não é ‘optaria pelo Lula’. Lula e Bolsonaro no 2º turno, Lula é candidato único, na minha concepção de política.”
Perfil
Nascido em Ituiutaba (MG), Janones tem 38 anos e é advogado, com doutorado em curso pela Universidade de Buenos Aires. É evangélico membro da Igreja Batista da Lagoinha.
Seu primeiro emprego foi como cobrador de ônibus entre 2003 e 2005. Em seguida, foi escrevente no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, em Ituiutaba. Em 2008, aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), constituiu seu escritório André Janones & Advogados Associados.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022