metropoles.com

Auxílio Brasil: Bolsonaro promete pagar 13º a 17 milhões de mulheres

Caso reeleito, benefício só será pago em 2023, em razão de empecilhos da legislação eleitoral. Anúncio mira o eleitorado feminino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Auxilio Brasil Caixa App
1 de 1 Auxilio Brasil Caixa App - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta terça-feira (4/10), que, caso reeleito, vai pagar o 13º salário do Auxílio Brasil a 17 milhões de mulheres chefes de família no ano que vem. O eleitorado feminino é aquele que Bolsonaro enfrenta maior rejeição.

A informação foi revelada na segunda-feira (3/10) pelo colunista do Metrópoles Igor Gadelha, que indicou que Bolsonaro quer usar o benefício como principal arma na campanha para o segundo turno das eleições deste ano.

Já está acertado [o 13º do Auxílio Brasil]. Só para as mulheres, são 17 milhões a partir do ano que vem, disse Bolsonaro em coletiva de imprensa nesta terça, após reunião com o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que declarou apoio a ele.

Até por ser ano eleitoral, você não pode tratar desse assunto agora. É proibido pela lei eleitoral. A partir do ano que vem, 13º para o Auxílio Brasil, completou.

Bolsonaro reforçou ainda medidas do governo em prol das mulheres e reclamou que há uma “uma narrativa contra a gente” no que se refere à relação com esse público.

A avaliação do presidente é de que o Auxílio Brasil, que aumentou para R$ 600 em sua gestão, foi pouco explorado na campanha do primeiro turno e precisa ser mais bem trabalhado na segunda etapa do pleito.

Para cumprir a promessa, Bolsonaro precisará aprovar um projeto de lei no Congresso. Em março de 2022, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) apresentou proposta nesse sentido, mas ela não avançou.

A campanha de Bolsonaro avalia que a exploração do Auxílio Brasil como mote vai ajudá-lo a virar votos de eleitoras mulheres e, assim, a superar o ex-presidente Lula no segundo turno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?