metropoles.com

Atlas/Intel: 76% estão otimistas sobre o Brasil nos próximos 6 meses

Pesquisa Atlas/Intel mostrou que, na atualidade, metade do eleitorado avalia o Brasil negativamente, contra 30% que aprovam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Teste de integridade das urnas eletrônicas com biometria
1 de 1 Teste de integridade das urnas eletrônicas com biometria - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Na reta final do segundo turno, a pesquisa Atlas/Intel, divulgada nesta quinta-feira (27/10), mostrou que o eleitorado está mais otimista em relação aos próximos seis meses. De acordo com a consulta, 76% acreditam que a situação do país vai melhorar. O sentimento futuro é melhor do que o atual, em que 50% consideram que o país está ruim, contra 30% que avaliam positivamente.

Além disso, 75% e 77% avaliam que o emprego e as situações das famílias vão melhorar, respectivamente. Hoje, 49% do eleitorado considera que a situação do emprego está ruim, contra 29%. Diante disso, 38% enxergam que a situação das famílias está ruim, ante 33% que aprovam. 

De acordo com a consulta, 23,5% consideram que o maior problema do país na atualidade são a pobreza e a desigualdade. O percentual é seguido de corrupção (16,3%), criminalidade (12,6%) e inflação (10,8%).

A sensação de aumento do empobrecimento condiz com a necessidade de expansão do Auxílio Brasil, majorado em R$ 600. O benefício social atinge 2,2 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade, o maior patamar da história dos programas de transferência de renda do governo federal. 

Em janeiro de 2020, o programa, ainda intitulado “Bolsa Família”, englobava 13,2 milhões de famílias. 

Indicadores e eleições

Porém, o otimismo futuro do eleitor contra a sensação de agora está atrelado aos bons indicadores e ao conturbado e incerto cenário eleitoral. Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputam o segundo turno das eleições, em vias de decisão, em 30 de outubro. 

Apesar dos embates eleitorais, há melhora no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial. O índice de setembro registrou queda de 0,29% puxada pelos combustíveis, mantendo o ritmo de diminuição. Porém, o IPCA-15 de outubro, prévia da inflação, registrou alta de 0,16%. 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada mais cedo, também mostrou resultado positivo, com a taxa de desocupação em queda, chegando a 8,7% no terceiro trimestre encerrado em setembro deste ano.

As dúvidas externas, eleitorais e sobre as questões fiscais brasileiras mantiveram a Selic “travada” em 13,75%, conforme decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?