metropoles.com

Associação de bares e CNTur vão a TREs questionar lei seca na eleição

Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins tiveram lei seca no primeiro turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/ Especial para o Metrópoles
Cervejaria e o processo de produção para o Dia da Cerveja
1 de 1 Cervejaria e o processo de produção para o Dia da Cerveja - Foto: Hugo Barreto/ Especial para o Metrópoles

A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e a Confederação Nacional de Turismo (CNTur) vão questionar 10 estados brasileiros que restringem a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições. Segundo os órgãos, a proibição prejudica o horário do almoço em restaurantes, bares e churrascarias, incluindo aqueles dentro de hotéis.

No primeiro turno, nove estados tiveram lei seca. Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins proibiram a venda de bebidas alcoólicas.

No Distrito Federal, a lei seca deixou de ser adotada nas eleições de 2018. No Rio de Janeiro, não há lei seca eleitoral desde 1996. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, a última lei seca em uma eleição ocorreu em 2006.

“A nossa categoria foi a que mais sofreu durante a pandemia. Os estabelecimentos ficaram longos períodos fechados e trabalhando com horários e espaços reduzidos devido aos decretos restritivos”, afirma Fábio Aguayo, presidente da Abrabar e diretor da CNTur.

Segundo Fábio, a lei seca é “um empecilho a mais para a recuperação da saúde financeira e manutenção dos empregos no setor”. Os pedidos serão encaminhados às secretarias de segurança e aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados que mantêm a restrição.

“Nesse momento difícil, temos de celebrar a democracia, e a democracia é celebrada em nossos ambientes”, alegou.

As entidades também argumentam que a proibição apenas fomenta a clandestinidade. “Temos aí bares, restaurantes e churrascarias que acrescentam em seu orçamento 30% com almoço”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?