metropoles.com

Após descanso na Bahia, Lula retorna a SP e mira COP27

Lula vai lidar com as tratativas da equipe de transição e se preparar para a 27ª conferência do clima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva discursa usando oculos e segurando um documento nas maos
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva discursa usando oculos e segurando um documento nas maos - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após passar cinco dias descansando na Bahia, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou para São Paulo nesse sábado (5/11). Acompanhado da esposa, Rosângela, mais conhecida como Janja, Lula seguiu para Porto Seguro depois da vitória nas urnas, em segundo turno, contra o atual presidente, Jair Bolsonaro.

Agora, o petista lidará com as tratativas da equipe de transição e se prepara para participar da 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, no Egito.

Conforme mostrou a coluna Igor Gadelha, o petista embarcou para o estado baiano na tarde de terça-feira (1º/11), inicialmente para passar três dias. A previsão era que retornasse a São Paulo na sexta-feira (4/11), no entanto, decidiu voltar no sábado (5/11). Lula descansou com a esposa, Janja, numa casa entre as praias do Espelho e Caraíva, no município de Porto Seguro.

Em São Paulo, o petista receberá seu vice, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), na segunda-feira (7/11). Alckmin coordena a equipe de transição para o futuro governo.

O grupo que trata da mudança de governo tem como principal, e primeiro, desafio conseguir ajustar o Orçamento de 2023 à gestão do futuro mandatário. O foco da equipe é assegurar a manutenção do auxílio em R$ 600 para a população, com pagamento em janeiro do próximo ano.

Além do benefício, a revisão da peça orçamentária precisa abrir espaço para, pelo menos, outras três propostas de campanha prometidas por Lula: aumento real do salário mínimo em 1,4%, inclusão de recurso para a Farmácia Popular e reestabelecer verba para merenda escolar.

A expectativa é que seja apresentada uma PEC de Transição que garanta verba suficiente para conseguir abarcar as medidas. A proposta deve ser apresentada ao petista entre segunda e terça-feira, isso porque outro desafio que ronda a equipe é o tempo. Faltam 40 dias para terminar o ano legislativo, e para que a PEC seja aprovada é preciso apresentá-la em uma das Casas – Câmara ou Senado – e colocá-la em votação em dois turnos. O orçamento deve ser votado no Congresso até 16 de dezembro.

COP27

Na última terça-feira, o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sissi, convidou Lula para participar da COP27, que contará com a presença de mais de 90 chefes de Estado e mais de 40 mil congressistas.  A 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) começou neste domingo (6/11) em Sharm el Sheikh, no Egito, com a participação de representantes de mais de 150 países. Entre eles, o Brasil.

A comitiva para a conferência também contará com membros do governo federal, além de parlamentares. De acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, até o momento, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), autorizou 15 deputados a integrarem o grupo. A maior parte deles é filiada a partidos aliados a Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?