metropoles.com

Após 1° turno, perfis bolsonaristas atacam eleitores do Nordeste

O ex-presidente Lula ficou na frente de Jair Bolsonaro em todos os estados do Nordeste no 1° turno. Nas redes, apoiadores ofendem a região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
lulaxbolsonaro-mapa
1 de 1 lulaxbolsonaro-mapa - Foto: Arte/Metrópoles

Após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obter mais votos do que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em todos os estados do Nordeste no 1° turno das eleições presidenciais, realizado nesse domingo (2/10), perfis bolsonaristas passaram a atacar com ofensas preconceituosas os eleitores da região nas redes sociais.

O comentarista político Rodrigo Constantino, por exemplo, publicou no Twitter imagem de um mapa do Brasil em que a Região Nordeste é referida como “Cuba do Brasil”.

Veja:

Em resposta à postagem, um perfil que se descreve como patriota justificou ser devido à decisão de voto da maioria dos nordestinos que a região tem “mais miséria, mais fome, menos saúde e educação”:

Em contrapartida, os indicadores sociais apontam para o avanço nos estados nordestinos: dos 10 estados do país que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio entre 2005 e 2017, quatro estão no Nordeste, sendo eles Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí.

Em outra publicação, uma internauta expôs postagens de um perfil dizendo que nordestinos “têm que morrer de fome”. Nas respostas, mais pessoas apoiaram o ataque xenofóbico e acrescentaram ofensas:

A Lei Nº 9.459, de 13 de maio de 1997, prevê pena de um a três anos de prisão e multa para quem cometer discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Lula vence en 14 estados; Bolsonaro, 12 + DF

No primeiro turno, Lula venceu em 14 estados e no exterior. Bolsonaro levou a melhor em 12 estados e no Distrito Federal. No cenário geral, o resultado das eleições presidenciais em 2022 teve o placar mais acirrado já registrado para um 1º turno desde a redemocratização, em 1989.

A diferença entre Lula, com 48,4% dos votos válidos, e Bolsonaro, que marcou 43,2% do total, é de 5,2 pontos.

Veja o mapa de votos por estado:

2º turno

A campanha à Presidência da República teve o seu reinício a partir das 17h desta segunda-feira (3/10), após um primeiro turno polarizado. Com a confirmação das apurações, o relógio começa a contar 28 dias até o segundo turno.

No sistema eleitoral brasileiro, para um candidato ser eleito presidente ou vice-presidente da República; governador e vice; prefeito ou vice de um município com mais de 200 mil eleitores, não basta que obtenha mais votos do que os seus concorrentes no primeiro dia das eleições.

O que garante a vitória para o cargo é o critério de maioria absoluta – ou seja, o candidato tem que obter mais da metade dos votos válidos (excluídos votos em branco e nulos).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?