metropoles.com

Ao lado de Bolsonaro, Datena diz que se manterá neutro sobre 2º turno

Apesar de manter contato com o candidato à reeleição, apresentador disse que não pode se posicionar por ser jornalista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Mariana Costa
WhatsApp Image 2022-10-07 at 15.06.49
1 de 1 WhatsApp Image 2022-10-07 at 15.06.49 - Foto: Foto: Mariana Costa

O jornalista e apresentador José Luiz Datena afirmou, na tarde desta sexta-feira (7/10), que não pode declarar apoio ao presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições, devido à neutralidade que deve ter como jornalista. A segunda rodada do pleito acontecerá no dia 30 de outubro.

“A minha empresa, Band, é uma empresa neutra. Eu não posso me posicionar em relação apoio direto ao presidente. Não posso apoiar o presidente. Nem o presidente Bolsonaro, nem o presidente Lula, porque na realidade eu sou jornalista. […] Não seria ético e nem leal com minha empresa que eu assumisse uma posição. Mas vim aqui agradecer o presidente pelo que ele fez por mim”, pontuou o apresentador.

“Como jornalista, eu jamais poderia negar um convite do presidente da República. Vocês jornalistas, se fossem convidados, viriam aqui. Meu interesse aqui é puramente jornalístico. É um dos dois únicos candidatos à Presidência da República, quem me convidar, eu falo!”, completou.

Datena foi um dos únicos jornalistas que entrevistou Bolsonaro durante o governo.

Havia expectativa, inclusive, de Datena disputar uma vaga ao Senado Federal pelo estado de São Paulo, pelo PSC. Ele, no entanto, desistiu da candidatura para continuar apresentando o Brasil Urgente, famoso jornal de acontecimentos do cotidiano paulista.

“Eu declinei da posição de sair candidato ao Senado porque achei que poderia atrapalhar a campanha por conta dos ruídos. O presidente foi firme e manteve a palavra até o fim. Quem não tem gratidão, não tem caráter”, disse Datena.

Embora não tenha demonstrado apoio explícito à reeleição de Bolsonaro, Datena destacou que “como cidadão” é “grato” ao presidente da República.

“Como cidadão, queria agradecer ao presidente Bolsonaro porque o que minha mãe, lá em Ribeirão Preto, me ensinou é que eu tenho que ser grato a quem é leal com você. Durante a campanha política em que eu estive ao lado do presidente, sofri muitos ataques, inclusive por parte da militância do presidente. Mesmo assim, o presidente me lançou candidato ao Senado”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?