metropoles.com

André Lara Resende entrará para equipe de transição de Lula

André Lara Resende é um dos fundadores do Plano Real e declarou apoio ao petista logo no primeiro turno das eleições para a Presidência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Linkedin/André Lara Resende
André Lara Resende
1 de 1 André Lara Resende - Foto: Linkedin/André Lara Resende

O economista André Lara Resende passará a integrar a equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O grupo petista havia convidado Resende para fazer parte do grupo após a consolidação da vitória do petista e, agora, ele aceitou. A informação foi confirmada ao Metrópoles.

A equipe que cuidará da transição de governo é conduzida pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). A cúpula pode ser composta por pelo menos 50 pessoas.

André Lara Resende é um dos idealizadores do Plano Real, implantado no governo de Itamar Franco e consolidado nas gestões de Fernando Henrique Cardoso. O economista declarou apoio a Lula logo no primeiro turno das eleições de 2022. Segundo ele, o voto garantiria a volta do “estado democrático civilizado” no país.

Em governos anteriores, ele foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e fez parte da campanha de Marina Silva, do Rede, à Presidência, em 2014.

Os economistas Persio Arida e Guilherme Mello também teriam sido convidados.

Arida chegou a orientar o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB). O economista foi o coordenador do programa econômico de Alckmin em 2018 e, agora, deverá participar mais ativamente das discussões sobre o plano de governo de Lula.

Equipe de transição

A transição do governo de Jair Bolsonaro para Lula começou oficialmente nessa quinta-feira (3/11), com reuniões em Brasília entre membros do grupo vencedor da eleição e autoridades da gestão que está de saída.

As nomeações são reguladas por uma lei federal de 2002, assinada pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com o objetivo de organizar a transição para o primeiro governo Lula – a Lei nº 10.609/2002.

Pelas regras, os vencedores deverão indicar até 50 nomes para que a Casa Civil do governo Bolsonaro, comandada por Ciro Nogueira, os nomeie oficialmente. Os nomeados terão direito a salários que variam de R$ 2.701,46 a R$ 17.327,65. Os cargos são transitórios e valem até 10 de janeiro do ano que vem, 10 dias após a posse do novo presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?