“A sociedade brasileira mostrou maturidade democrática”, diz Moraes
Após conclusão matemática de segundo turno no Brasil, o presidente do TSE fez balanço positivo do primeiro turno das Eleições 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Logo após anunciar que os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estavam matematicamente no 2º turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou balanço do pleito e abriu espaço para perguntas de jornalistas ao presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.
Ao iniciar a coletiva, Moraes voltou a ressaltar que as eleições foram tranquilas e harmônicas. Ele destacou que isso não significa ausência de contratempos, mas que foram problemas comuns. “O dia de hoje tem dois grandes vencedores: a sociedade brasileira, que demonstrou maturidade, consciência, tranquilidade e harmonia para votar. E o segundo vencedor é a Justiça Eleitoral, que mostrou seriedade e transparência na divulgação dos votos”, assinalou.
Moraes voltou a garantir a transparência e segurança das urnas. Sobre o programa-piloto com biometria para o teste de integridade, ressaltou que, do ponto de vista operacional, foi tudo muito bem. Os resultados de todo o país sairão nos próximos dias.
Segundo o presidente do TSE, todas as medidas de segurança, como a proibição de armas a 100 metros das seções de votação e de celulares nas cabinas, serão mantidas para os próximos pleitos.
Estavam presentes na divulgação do balanço da Corte Eleitoral os ministros da casa Sérgio Banhos, Benedito Gonçalves, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia Raul Araújo e Carlos Horbach. Também compuseram a mesa com Moraes o advogado-geral da União, Augusto Aras; o presidente do TCU, Bruno Dantas; a presidente do STF, Rosa Weber; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD); e o presidente da OAB, Beto Simonetti.
Durante a totalização dos votos, que ocorre em seção no terceiro andar do edifício-sede do TSE, em Brasília, integrantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), de partidos políticos, membros de comissão fiscalizadora e nove dos 11 ministros do STF acompanharam os trabalhos.
Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski participaram do processo. André Mendonça e Kássio Nunes Marques não estiveram no TSE neste domingo.
Segundo turno
De acordo com apuração dos votos no TSE, às 21h26, o petista computou 47,85% dos votos válidos, e o atual presidente somou 43,70%. Com isso, eles não podem mais ser alcançados pelos adversários nem conseguir mais de 50% dos votos, o que garantiria vitória em 1º turno.
Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) apareciam em terceiro e quarto lugares, respectivamente, com 4,22% e 3,06%.
Os dois candidatos que vão para a rodada final, marcada para o próximo dia 30 de outubro, estiveram muito à frente de seus adversários nas pesquisas ao longo de toda a corrida eleitoral. O resultado que sai das urnas mostra a consolidação dessa polarização entre Lula e Bolsonaro e o pouco espaço para qualquer tentativa de terceira via.