metropoles.com

A empresários do turismo, Lula promete abaixar preço do querosene de aviação

Em evento nesta terça (20/9), petista falou sobre alta nos preços e desaquecimento do setor. O candidato declarou que o tema terá prioridade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Lula discursa em evento com líderes de cooperativas
1 de 1 Lula discursa em evento com líderes de cooperativas - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu reduzir o preço do querosene de aviação (QAV) com o objetivo de reaquecer o turismo, caso seja eleito, durante encontro com líderes do segmento em São Paulo nesta terça-feira (20/9).

“Se preparem para abaixar o preço desse maldito querosene. Nós produzimos petróleo, e produzimos querosene, por que tem que ser tão caro? Vamos equacionar isso”, afirmou.

A última redução da Petrobras sobre o combustível, de 10,4% em relação ao preço de venda às distribuidoras, passou a valer em 1º de setembro. Em agosto, a petrolífera já havia reduzido o preço do QAV em 2,6%. O valor do querosene alcançou seu maior patamar em 2021,  quando acumulou alta de 76,2%.

O combustível responde por mais de um terço dos custos do setor, que têm uma parcela superior e 50% indexada pelo dólar. Como resultado, os índices costumam impulsionar o preço das passagens aéreas, em alta desde o ano passado.

Durante a fala, o candidato do PT usou como exemplo o preço dos bilhetes para transporte aéreo, e defendeu que “tem algo a mais, além do querosene, subindo o preço da passagem”.

“Quando você vai comprar uma passagem daqui (São Paulo) para o Rio de Janeiro e paga quase 1 mil reais, não é normal. Quando vai pagar quase 3 mil reais para Brasília, não é normal. Não é só o preço do querosene na passagem. Porque se for o preço do querosene, a gente vai resolver. Para vocês nunca mais falarem do preço do querosene”. 

Lula também falou sobre os atrativos brasileiros em termos de turismo, e argumentou que o país não sabe cuidar das próprias riquezas. O petista falou sobre a importância de “oferecer comodidade e segurança” aoas turistas que querem viajar pelo país.

“Nós brasileiros costumamos sempre achar que nós somos fantásticos, que somos bonitos, temos a Amazônia. E achar que as pessoas vêm pra cá só por isso, não vêm. Tem muito lugar que tem praia bonita. Para atrair turista, você tem que vender a ideia de uma coisa boa”.

Ele também reforçou a importância da política econômica: “Para fazer turismo, você precisa, primeiro, que o povo tenha condições de comprar uma passagem. Segundo, que o povo trabalhe e tenha salário, e um país que está há 4 anos sem reajustar o salário minímo, em que os idosos estão há 4 anos na fila para receber aposentadoria. Como esse país vai viajar?.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?