XP/Ipespe: Covas amplia vantagem e vai a 34%; Boulos ultrapassa Russomanno
A menos de uma semana das eleições, o atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição amplia vantagem
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (12/11) mostra que o candidato à reeleição para a Prefeitura de São Paulo (SP), Bruno Covas (PSDB), segue em alta na frente dos demais postulantes ao cargo.
A menos de uma semana do pleito, Covas tem 34% das intenções de votos. A pesquisa ouviu 800 eleitores paulistanos entre 9 e 10 de novembro. A margem de erro máxima é de 3,5 pontos percentuais.
No último levantamento divulgado pela XP/Ipespe, feito entre 2 e 3 de novembro, Covas tinha 26% das intenções de votos. Ou seja, houve um acréscimo de 8 pontos percentuais em apenas uma semana.
Por outro lado, o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) apresentou variação negativa e passou para a terceira colocação — resultado semelhante à pesquisa feito pelo Ibope.
Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Russomanno caiu 7 pontos percentuais, passando de 19% para 12%. O deputado chegou a estar na liderança, com 28% das intenções de votos.
O ex-presidenciável Guilherme Boulos (PSol), por sua vez, assumiu a segunda posição, com 15%. Esta foi a primeira vez, desde o início das pesquisas, que ele figura nessa colocação.
Veja os resultados:
- Bruno Covas: 34%
- Guilherme Boulos: 15%
- Celso Russomanno: 12%
- Márcio França: 10%
- Arthur do Val (Mamãe Falei): 6%
- Jilmar Tatto: 5%
- Andrea Matarazzo: 2%
- Joice Hasselmann: 2%
- Levy Fidelix: 1%
- Orlando Silva: 1%
- Vera: 0%
- Marina Helou: 0%
- Antônio Carlos: 0%
- Nenhum/ Branco/ Nulo: 9%
- Não sabe/ Não respondeu: 3%
Entre os candidatos que disputam o segundo lugar, Russomanno é o que tem a maior rejeição: 65% dizem que não votariam no deputado de jeito nenhum, ante 52% que rejeitam Boulos e 45%, França.
Covas também ampliou a vantagem nas simulações de segundo turno: o atual prefeito de São Paulo bateria Russomanno por 58% a 21% (na semana passada o resultado era 49% a 32%).
Já contra Guilherme Boulos, Covas venceria por 55% a 24% (50% a 28% no levantamento anterior). Além disso, o tucano derrotaria França por 50% a 30% (50% a 32% na última sondagem).