Quatro congressistas se elegem no 1º turno e 15 disputam etapa complementar
O número de deputados eleitos no primeiro turno é menor em comparação à eleição de 2016. Entre senadores, o índice é o mesmo
atualizado
Compartilhar notícia
Dos 68 congressistas que disputaram a eleição municipal de 2020 neste domingo (15/11), quatro se elegeram no primeiro turno e 15 disputam o segundo turno no próximo dia 29 de novembro. Dos dois senadores na disputa municipal, um perdeu e outro segue para o segundo turno.
O número de deputados eleitos no primeiro turno é menor em comparação à eleição de 2016, quando oito se elegeram prefeitos e dois vice-prefeitos no primeiro turno, e outros 16 seguiram para o segundo turno. Quanto aos senadores, o dado é igual ao de 2016, quando dois disputaram, e um seguiu para o segundo turno, sendo posteriormente eleito, e o outro perdeu no primeiro turno.
O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) – foto em destaque – foi eleito prefeito de Porto Real, no Rio de Janeiro. O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB-CE), que havia se licenciado em junho, elegeu-se prefeito de Maracanaú, no Ceará.
O deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ) se elegeu como vice-prefeito de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, na chapa de Rogério Lisboa (PP-RJ, e Paulo Marinho Junior (PL-MA), como vice em Caxias, no Maranhão, na chapa de Fábio Gentil (Republicanos-MA).
2º turno
Sete capitais estão em disputa por parlamentares, sendo quatro no Nordeste, duas no Norte e uma no Centro-Oeste no país. Recife é a única delas em que dois deputados federais se enfrentam: João Campos (PSB-PE) e Marília Arraes (PT-PE), primos, disputam o segundo turno na capital de Pernambuco.
O deputado JHC (PSB-AL) concorre ao segundo turno em Maceió, capital de Alagoas, e Eduardo Braide (Podemos-MA) disputa em São Luís, capital do Maranhão. Já o Capitão Wagner (Pros-CE) concorre ao segundo turno em Fortaleza, capital do Ceará.
O deputado Edmilson Rodrigues (PSol-PA) disputa o segundo turno em Belém, capital do Pará. O deputado Ottaci Nascimento (Solidariedade-RR) concorre ao segundo turno em Boa Vista, capital de Roraima. Já o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) foi para o segundo turno em Goiânia, capital do Goiás.
O deputado Darci de Matos (PSD-SC) disputa o segundo turno em Joinville, em Santa Catarina, e Margarida Salomão (PT-MG), concorre em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Sergio Vidigal (PDT-ES) foi para o segundo turno em Serra, no Espírito Santo, e Zé Neto (PT-BA) foi para o segundo turno em Feira de Santana, na Bahia.
O deputado Wladimir Garotinho (PSD-RJ), que concorre sub judice, foi para o segundo turno em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
Outros dois parlamentares que são candidatos a vices disputam o segundo turno: Luiza Erundina (PSol-SP) disputa em São Paulo, na chapa de Guilherme Boulos (PSol-SP), e Deuzinho Filho (Republicanos-CE) concorre à Prefeitura de Caucaia, no Ceará, na chapa de Vitor Valim (Pros-CE).