metropoles.com

PT e PSDB elegem 8 vereadores cada em SP; Suplicy é o mais votado do país

DEM e PSol são os outros partidos preferidos do eleitor. Atual presidente da Câmara Municipal e aliado de Covas, Eduardo Tuma é reeleito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
(Jefferson Rudy/Agência Senado)
Eduardo Suplicy
1 de 1 Eduardo Suplicy - Foto: (Jefferson Rudy/Agência Senado)
São Paulo — Siglas do tradicional embate político, PT e PSDB elegeram oito vereadores por partido nas eleições legislativas encerradas no domingo (15/11). O empate marcou o fim da maioria tucana que vinha atuando na Câmara Municipal.
O vereador Eduardo Suplicy (PT) foi reeleito com a maior votação do país, com 167 mil votos. E o PSol, que tinha apenas dois representantes, conquistou oito cadeiras. Já o Democratas ganhou sete vagas, sendo o quarto partido com mais parlamentares eleitos em São Paulo. O atual presidente da Câmara, Eduardo Tuma (PSDB), também conseguiu a reeleição, com 40 mil votos.
Atualmente, a casa legislativa tem maioria governista: são 11 vereadores do PSDB contra nove do PT e dois do PSol. Líder da Câmara, Tuma é aliado do atual prefeito Bruno Covas (PSDB), que o havia nomeado chefe da Casa Civil em 2018.
 
Dos 55 membros do Legislativo, 50 se candidataram à reeleição. Um dos cinco que não tentaram a empreitada foi Ricardo Nunes (MDB), conservador da bancada religiosa que está na posição de candidato a vice-prefeito na chapa de Covas.
 
 
Um fenômeno destas eleições veio com a existência de 27 candidaturas coletivas, nas quais vereadores não eleitos serão assessores de vereadores escolhidos, com base na experiência do pleito para o Congresso Nacional em 2018, quando o PSol elegeu coletivamente a Bancada Ativista, hoje atuante na Câmara dos Deputados.
 
Para se ter uma ideia, a disputa pelo cargo de vereador de São Paulo em 2020, com mais de 36 candidatos por cadeira, superou a média de inscrições para a última Fuvest, o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), com uma média de 14 estudantes por vaga.
 
Os candidatos à prefeitura com mais colegas em candidaturas no Legislativo são Covas (mais de 800 aliados do PSDB e 10 partidos coligados) e Márcio França (PSB e cinco coligados, com cerca de 500 postulantes à Câmara Municipal). Covas e França contavam com esses “exércitos” para se eleger no Executivo, enquanto os outros candidatos tinham algumas dezenas, e não centenas, de aliados na corrida legislativa.
 
No campo ideológico, entraves entre Guilherme Boulos (PSol) e Jilmar Tatto (PT) tendiam a aumentar a participação dos psolistas, em função do bom desempenho de Boulos nas pesquisas. E reduzir a presença de petistas na Câmara após a votação, segundo analistas políticos. A tendência não impediu que Suplicy obtivesse a maior votação entre os candidatos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?