metropoles.com

No Rio de Janeiro, PDT anuncia posição de neutralidade no segundo turno

Em aliança com o PSB, legenda ficou em terceiro lugar com a delegada Martha Rocha, que descartou apoio a Paes ou a Crivella

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
martharocha11
1 de 1 martharocha11 - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após ter ficado em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a candidata Martha Rocha (PDT) anunciou nesta segunda-feira (16/11) que “em hipótese alguma” dará apoio a um dos dois candidatos que vão disputar o segundo turno das eleições pela capital fluminense: Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos).

“Essa postura é o retrato do PDT e eu, em hipótese nenhuma, irei fazer essa campanha”, disse a deputada, que obteve 297.751 votos (11,30%).

O partido também decidiu vetar a participação de qualquer filiado no apoio com o uso da sigla aos dois candidatos que seguem na disputa e ainda proibiu negociações de cargos para a próxima gestão. A decisão foi respaldada pelo presidente da legenda, Carlos Lupi.

“Vou propor ao partido que a gente não apoie ninguém. O partido não deixará que nenhum militante seu use a sigla, bandeira, história do partido para apoiar qualquer candidatura. Ninguém do PDT pode negociar cargo e terá autorização do partido para qualquer cargo”, disse lupi.

“Quem o fizer, fará por conta própria a escolha do caminho, porque o nosso caminho é estar ao lado da nossa causa. Reconhecemos o resultado e desejamos boa sorte pro povo brasileiro, para o carioca principalmente, que tenha lucidez no voto. Mas nenhum dos dois merecem que estejamos no palanque”, completou.

PSB

Já o PSB estadual, presidido pelo deputado Alessandro Molon, descartou qualquer possibilidade de apoio ao prefeito Marcelo Crivella, no entanto, ainda náo fechou questão sobre um eventual apoio a Paes.

” PSB não se reuniu para decidir o que será feito sobre o segundo turno. Não vejo nenhuma possibilidade, hipótese, do partido apoiar o candidato do Bolsonaro. Isso é impossível. Não posso antecipar o que o partido vai decidir, mas o Crivella com certeza não apoiará. Isso não quer dizer uma decisão de apoio ao outro candidato”, disse o deputado.

Os filiados de PDT e PSB liberaram seus filiados para pedir votos para quem quiserem sem que a sigla seja mencionada.

2º Turno

Paes e Crivella vão disputar o segundo turno das eleições municipais do Rio de Janeiro. O ex-prefeito, que pertence ao mesmo partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, somou 37,01% dos votos válidos, um total de 974.804 votos.

Já o atual prefeito, apoiado por Bolsonaro, obteve 21,90%, ou seja 576.825 votos.

No Rio, Benedita da Silva (PT) obteve 11,27, seguida de Luiz Lima (6,85%), Renata Souza (3,24%), Paulo Messina (2,93%), Bandeira de Mello (2,48%), Fred Luz (1,76%), Glória Heloiza (0,52%), Clarissa Garotinho (0,46%), Suêd Haidar (0,15%), Cyro Garcia (0,11%) e Henrique Simonard (0,02%).

3 imagens
Delegada Martha Rocha descarta apoio a Paes e a Crivella no 2º turno, no Rio
Carlos Lupi, presidente do PDT, é aliado do possível presidenciável e pretende manter candidatura
1 de 3

Delegada Martha Rocha descarta apoio a Paes e a Crivella no 2º turno, no Rio

Reprodução/ Facebook
2 de 3

Delegada Martha Rocha descarta apoio a Paes e a Crivella no 2º turno, no Rio

Reprodução/Redes Sociais
3 de 3

Carlos Lupi, presidente do PDT, é aliado do possível presidenciável e pretende manter candidatura

Antonio Cruz/ABr

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?