Lula fala sobre Jilmar Tatto e defende unidade da esquerda para 2022
O ex-presidente votou em São Bernardo do Campo, onde também esclareceu que candidatura para a Prefeitura de SP seguiu por desejo de Tatto
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou em São Bernardo do Campo, cidade vizinha de São Paulo, ao lado do candidato do PT à prefeitura do município, Luiz Marinho (PT). Na ocasião, o candidato comentou reunião crítica entre a presidente nacional do partido Gleisi Hoffmann e o candidato à Prefeitura de São Paulo Jilmar Tatto.
“Segundo as informações, ela disse ao candidato que [retirar candidatura] dependia única e exclusivamente dele. E o candidato disse: ‘Eu vou continuar candidato’. Eu acho que foi uma atitude correta dela e uma atitude soberana dele”, afirmou.
Em baixa nas pesquisas e sem o apoio de instituições ligadas à esquerda, projeções de institutos de pesquisa não o colocam na disputa para o segundo turno. O candidato no entanto confia no histórico do PT de fazer boas votações a despeito das pesquisas.
“Vários segmentos progressistas aderiram [à candidatura do] Boulos, bem antes da campanha começar e nós temos que respeitar porque as pessoas são livres para escolher seus candidatos”, afirmou Lula.
O veterano também defendeu uma frente ampla progressista para as eleições presidenciais de 2022.
“O que nós precisamos é adotar uma política de respeito mútuo entre os partidos para que a gente possa trabalhar em torno de um candidato progressistas de esquerda que possa ganhar as eleições de 2022. Para que a gente, sinceramente, possa varrer esses genocidas do mapa político desse país”, declarou Lula.
Piada com álcool gel
Fora da campanha de rua por estar no grupo de risco ao novo coronavírus, o ex-presidente Lula apenas retirou a máscara para dar entrevista a jornalistas, se mantendo distante por todo o tempo. Ao final da entrevista, vestiu uma máscara vermelha, com a estrela do PT, e lambuzou as mãos em álcool gel. “Estou com a máscara mais bonita aqui hoje. E olha [aponta para a ausência de um dedo], de tanto passar álcool gel até perdi um dedo”, disse às gargalhadas. Veja:
Na hora de votar, não esqueça da máscara e do álcool gel… Eu já passei tanto que perdi até o dedo! kkkk pic.twitter.com/muTZoktHhU
— Lula (@LulaOficial) November 15, 2020