metropoles.com

Justiça Eleitoral de SP determina que jornal e site tirem do ar pesquisa Datafolha

Ação do PRTB contestou a legalidade da mais recente pesquisa divulgada pelo instituto sobre a corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Funcionários do TRE preparam urnas eletrônicas para o dia das eleições de 20208
1 de 1 Funcionários do TRE preparam urnas eletrônicas para o dia das eleições de 20208 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Justiça Eleitoral de São Paulo determinou, após ação do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) – sigla do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão –, a imediata remoção de pesquisas já divulgadas pelo instituto Datafolha sobre a corrida à Prefeitura de São Paulo (SP).

A decisão foi proferida na segunda-feira (9/11) pelo juiz Marco Antonio Martin Vargas, o mesmo que manteve a censura contra a publicação da pesquisa Datafolha a pedido do candidato Celso Russomanno (Republicanos) – o instituto conseguiu reverter a decisão na noite dessa quarta-feira (11/11).

A decisão a favor do PRTB, no entanto, ainda não foi derrubada pela Justiça, segundo o presidente do partido e também candidato à prefeitura paulista, José Levy Fidelix. No processo, a defesa da sigla alegou que o Datafolha não inseriu dados relativos à área em que o levantamento foi realizado.

“Concedo a tutela de urgência pleiteada e determino a imediata suspensão da veiculação da pesquisa, com a remoção, inclusive, de todas aquelas já divulgadas em seus endereços eletrônicos, páginas e perfis nas redes sociais”, escreveu o magistrado, ao destacar duas matérias a serem retiradas com prioridade.

Levy Fidelix explicou ao Metrópoles a motivação do pedido. “Eu aleguei que o Datafolha não havia colocado a localização e a quantificação dessas pessoas que teriam participado da pesquisa de acordo com o bairro onde moram. O peso de voto de cada localidade é diferenciado. Existe o voto absoluto e o voto relativo”, disse.

A pesquisa específica relatada pelo candidato foi publicada no último dia 5 de novembro pelo jornal Folha de S. Paulo e no portal G1. Segundo o instituto, 1.260 eleitores foram ouvidos entre os dias 3 e 4 de novembro. Nela, o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), aparece na liderança, com 28%; e Levy Fidelix está na nona colocação, com 1%.

Levy Fidelix afirmou também que vai requerer, em breve, uma ação de perdas de danos morais e perdas de votos contra o instituto Datafolha. “Isso influenciou a questão de votos e de doadores, por exemplo”, disse o candidato, ao reclamar da sistemática em que são feitas as pesquisas.

O Datafolha, a Folha de S.Paulo e o portal G1 foram procurados, mas não haviam se pronunciado até a última atualização deste texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?