metropoles.com

Josiel Alcolumbre e Dr. Furlan disputarão segundo turno em Macapá (AP)

Josiel recebeu 29,47% dos votos válidos e Furlan, 16,03%. Eleitores voltam às urnas no dia 20

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Gabriel Penha/Photopress/AE e Erich Macias Rordirgues/Futura Press/AE
Candidatos ao segundo turno no amapá
1 de 1 Candidatos ao segundo turno no amapá - Foto: Fotos: Gabriel Penha/Photopress/AE e Erich Macias Rordirgues/Futura Press/AE

Os candidatos Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) disputarão o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Macapá (AP).

Josiel recebeu 59.511 votos, o que representa 29,47% dos votos válidos.  Furlan somou 32.369 votos, o equivalente a 16,03%. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A corrida pela Prefeitura de Macapá contou com 10 candidatos em 2020. Ao todo, 217.161 votos válidos foram registrados neste domingo.

A disputa pela segunda vaga na próxima etapa da eleição foi acirrada. Dr. Furlan e Capi (PSB) disputaram voto a voto. No começo da apuração, Capi – o ex-senador, ex-prefeito do Amapá e ex-governador do estado João Capiberibe – estava atrás de Josiel no total de votos válidos. No entanto, quase no fim da contagem, Furlan ultrapassou o concorrente e se manteve na segunda colocação. Capi conquistou 14,94% dos votos válidos (30.160 votos no total).

Para vencer as eleições em primeiro turno, o candidato a prefeito precisa obter maioria absoluta — 50% mais um — dos votos válidos. Agora, Furlan e Alcolumbre disputam a preferência no eleitorado, que vota novamente no próximo dia 20.

Os candidatos

José Alcolumbre, o Josiel, nasceu em Belém (PA) e tem 47 anos. Ele é irmão de Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal, e suplente do parlamentar.

Antônio Paulo de Oliveira Furlan, o Dr. Furlan, também nasceu em Belém e, assim como Josiel, tem 47 anos. Em 2018, foi eleito deputado estadual.

Eleições 2020

Nas eleições de 2020, concorrem prefeitos e vereadores. Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, a escolha dos prefeitos é realizada em apenas um turno: vence o candidato que receber o maior número de voto válidos (brancos e nulos não contam).

No caso dos municípios com mais de 200 mil eleitores, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um. Em caso contrário, é realizado segundo turno entre os dois primeiros colocados. O que receber mais votos ganha.

Nas eleições para vereador, os candidatos são eleitos de acordo com número de vagas disponíveis na Câmara de cada município — em Macapá, são 23 cadeiras disponíveis. Os partidos e coligações precisam receber uma quantidade mínima de votos para que seus candidatos possam ocupar os cargos.

As eleições no Amapá foram adiadas porque o estado enfrentou 22 dias de apagão, o que impediu a realização do pleito nas mesmas datas que no restante do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?