metropoles.com

Instável, e-Título teve 3 milhões de downloads no sábado e 400 mil acessos

Quem não conseguiu usar, deve aguardar alguns minutos e fazer nova tentativa. Presidente do TSE disse que aplicativo segue funcionando

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Nova / Especial para o Metrópoles
E-título
1 de 1 E-título - Foto: Luis Nova / Especial para o Metrópoles

Com duas horas de votação em todo o país, a área técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, por volta das 9h deste domingo (15/11), que pode haver instabilidade momentânea no uso do e-Título em razão do excesso de acessos.

Essa é uma das formas para justificar a ausência do voto. Até as 8h30 deste domingo, segundo balanço do TSE, cerca de 400 mil eleitores usaram o aplicativo para apresentar os motivos da falta.

“O aplicativo está aí há muito tempo e muitas pessoas deixaram para baixar na última hora e ele apresentou um nível de instabilidade. É só insistir um pouquinho. Pedimos desculpas pela instabilidade, mas ele está funcionando”, aponta o Luís Carlos Barros, presidente do TSE.

Segundo ele, somente no sábado (14/11) houve três milhões de downloads do E-título.

Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral, uma vez que o app faz a verificação por georreferenciamento. “Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos”, destaca a Corte, em nota.

Além do aplicativo, a Justiça Eleitoral tem ainda o Tira Dúvidas Eleitoral, que permite consulta ao local de votação e a outros serviços.

Todo eleitor que não comparecer à zona eleitoral no dia da eleição está igualmente obrigado a explicar a ausência, sob pena de ter suspensos diversos dos direitos civis caso não regularize a situação com a Justiça Eleitoral.

Uma das justificativas aceitas para não ter ido votar é se o eleitor comprovar que estava fora dos limites geográficos do domicílio eleitoral no dia de votação.

Outros meios para explicar a ausência continuam disponíveis, como o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser baixado na página do TSE e estará disponível também em papel nos cartórios eleitorais. Pela internet, é possível, ainda, usar o sistema Justifica.

primeiro turno das eleições ocorre neste domingo. O segundo turno, onde houver, será em 29 de novembro. O horário de votação é sempre das 7h às 17h, no horário local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?