Ibope no RJ: Paes, com 30%, e Crivella, com 12%, lideram corrida eleitoral
Esta foi a segunda pesquisa do instituto para eleição da Prefeitura do Rio de Janeiro, a primeira após iniciar as propagandas
atualizado
Compartilhar notícia
A segunda pesquisa Ibope sobre a eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira (15/10), mostra que Eduardo Paes (DEM) continua liderando as intenções de voto, com 30% das preferências, três pontos percentuais a mais que o registrado na pesquisa anterior, realizada no último dia 2 de outubro.
O atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) aparece em segundo lugar, com os mesmos 12% das intenções de voto do levantamento passado.
Já a deputada estadual Martha Rocha (PDT) aprece em terceiro com os mesmos 8% da pesquisa anterior, e seguida pela deputada federal Benedita da Silva (PT), que também manteve os mesmos 7% do levantamento anterior.
Tecnicamente, Crivella, Martha Rocha e Benedita da Silva estão empatados, tendo em vista que a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Eduardo Bandeira de Mello (Rede) e Renata Souza (PSOL), que na primeira pesquisa tinham 2%, agora atingiram 3%.
Esta é a primeira pesquisa do Ibope após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, na última sexta-feira (9/10).
2º turno e rejeição
Na simulação de segundo turno, Paes recebeu 50% das preferências na pesquisa; Crivella 21%. Brancos e nulos somaram 25%; e 4% dos entrevistados preferiram não responder.
Quantoà rejeição dos candidatos, 57% dos entrevistados disseram que não votariam em Crivella; 40% em Clarissa Garotinho (Pros); e 30% em Paes. 7% não sabe ou não responderam e 1% disse que poderia votar em todos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, com 1.001 eleitores da cidade do Rio de Janeiro, sob o número de identificação na Justiça Eleitoral RJ-092201/2020. O nível de confiança é de 95%.