Ibope em Macapá mostra Dr. Furlan à frente, com 54%, ante 46% de Josiel
Capital do Amapá vai eleger o prefeito no próximo domingo (20/12). Eleição foi adiada em função do apagão que atingiu o estado
atualizado
Compartilhar notícia
A última edição da Pesquisa Ibope encomendada pela Rede Amazônica e divulgada na quinta-feira (17/12) aponta Dr. Furlan (Cidadania) na dianteira, com 54% dos votos válidos, ante 46% de Josiel Alcolumbre (DEM). O segundo turno das eleições 2020 para a Prefeitura de Macapá (AP) vai ocorrer no próximo domingo (20/12).
O pleito na capital amapaense foi adiado por decisão da Justiça Eleitoral, que considerou não haver condições de segurança para realização das eleições em novembro.
O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos, e é o dado considerado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para declarar o vencedor.
Nos votos totais, Dr. Furlan tem 49% e Josiel conta com 42%. Brancos e nulos somam 8% e não sabem ou não responderam, 1%.
A pesquisa ouviu 602 eleitores da cidade de Macapá, entre os dias 15 e 17 de dezembro de 2020. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
No primeiro turno, Josiel recebeu 59.511 votos, o que representa 29,47% dos votos válidos. Furlan somou 32.369 votos, o equivalente a 16,03%. A corrida pela Prefeitura de Macapá contou com 10 candidatos em 2020. Ao todo, 217.161 votos válidos foram registrados neste domingo.
Os candidatos
José Alcolumbre, o Josiel, nasceu em Belém (PA) e tem 47 anos. Ele é irmão de Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado Federal, e suplente do parlamentar. Josiel conta com uma frente ampla composta por 12 partidos — DEM, Avante, PSDB, PP, PDT, PSC, PSD, PV, PL, Pros, Republicanos e Solidariedade —, além do governador do Amapá e do prefeito da capital.
Antônio Paulo de Oliveira Furlan, o Dr. Furlan, também nasceu em Belém e, assim como Josiel, tem 47 anos. Ele é deputado estadual há cerca de 10 anos. Em sua coligação, além do Cidadania, estão MDB e PMN. No segundo turno, ele recebeu os apoios de Patrícia Ferraz (Podemos) e Cirilo (PRTB), ainda que o diretório estadual do PRTB tenha decidido apoiar Josiel, e do terceiro colocado no primeiro turno, João Capiberibe (PSB).