metropoles.com

Guilherme Boulos promete recriar a Secretaria da Mulher em São Paulo

Em evento com mulheres da periferia, candidato destaca propostas para emprego e refuta risco de Covid-19 na campanha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Cirillo/Especial Metrópoles
O candidato Guilherme Boulos teve reunião com mulheres
1 de 1 O candidato Guilherme Boulos teve reunião com mulheres - Foto: Bruno Cirillo/Especial Metrópoles

São Paulo – O candidato Guilherme Boulos (PSol) garantiu, na tarde desta quarta-feira (25/11), que, se eleito, criará uma secretaria voltada para a defesa dos direitos das mulheres. O socialista organizou uma reunião com eleitoras da periferia em Itaquera, zona leste de São Paulo.

“Hoje é o dia internacional de combate à violência contra a mulher”, lembrou Boulos, destacando que, na plateia, havia parteiras, militantes contra o feminícido e a violênvia doméstica. “Reafirmei meus compromissos. O primeiro deles é recriar a Secretaria da Mulher, para combater o machismo e defender os direitos delas”, afirmou.

Atualmente, existe uma Coordenação de Direitos das Mulheres no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos, de acordo com a Prefeitura de São Paulo.

4 imagens
Guilherme Boulos (PSol)
Guilherme Boulos (PSol), líder do MTST
1 de 4

Boulos prometeu a recriação da Secretaria da Mulher

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Bruno Cirillo/Especial Metrópoles
3 de 4

Guilherme Boulos (PSol)

Fábio Vieira/Especial Metrópoles
4 de 4

Guilherme Boulos (PSol), líder do MTST

Fábio Vieira/Especial Metrópoles

Boulos também prometeu o reforço da Patrulha Cidadã da Lei Maria da Penha, braço da Guarda Civil Metropolitana responsável por proteger e dar auxílio a mulheres que foram vítimas de violência doméstica. “Vamos criar casas de acolhimento, pois muitas vezes o que acontece, depois das denúncias, é as mulheres voltarem para as casas onde estão os agressores”, acrescentou.

Outra proposta do psolista é criar casas públicas de parto. Hoje, segundo ele, existem apenas duas: uma no Jardim Ângela e a outra no Sapobemba, nas zonas sul e leste de São Paulo. “Vamos ampliar essa rede em diálogo com as mulheres”, disse.

Covid-19, emprego e Lula

Em relação ao risco de Covid-19 na campanha, após a deputada Sâmia Bonfim (PSol) ter contraído a doença, Boulos refutou que haja integrantes com sintomas. Nesta quinta (26/11), o candidato deve fazer, ele próprio, um teste para saber se tem o vírus. “A campanha continua”, afirmou.

Boulos também voltou a dar destaque a três propostas para gerar emprego e renda: a renda solidária (aos moldes do Bolsa Família, para um milhão de famílias); a criação de frentes de trabalho na prefeitura, com cinco mil vagas iniciais; e estimular a economia solidária, por exemplo, promovendo a confecção de uniformes escolares em cooperativas de costureiras. “Vamos viabilizar um modelo como esse”, garantiu.

Questionado pela imprensa estrangeira sobre a influência de Lula em sua carreira política, tergiversou: “Lula construiu a sua história. Agora, estou construindo a minha”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?