Em discurso da vitória, Covas diz que SP escolheu “a ciência e a moderação”
Tucano foi reeleito, neste domingo (29/11), prefeito da capital paulista. E aproveitou para defender seu vice
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O prefeito reeleito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), declarou neste domingo (29/11) que seu triunfo nas urnas representa a vitória “da ciência, da moderação e do equilíbrio”. O tucano homenageou ainda seu vice, Ricardo Nunes, alvo de ataques na campanha. “Ele sofreu muito”, disse Covas.
“Saberei ouvir o recado das urnas. Agora, é o desafio de transformar a esperança em realidade, e o trabalho começa amanhã”, discursou ainda o prefeito reeleito, que diz querer superar as divisões.
“São Paulo falou e não quer divisões, não quer o confronto. Meu avô (Mário Covas) dizia que era possível conciliar política e ética. Eu, agora, acrescento que é possível fazer política sem ódio, fazer política falando a verdade”, disse o tucano, em referência ao ex-governador Mário Covas, já falecido.
Covas aproveitou para alfinetar a extrema direita e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Se o grande derrotado de 2018 foi o centro, o grande derrotado de 2020 é o radicalismo”, disparou, antes de elogiar o adversário neste segundo turno.
“Agradeço meu adversário, fizemos o bom combate”, disse Covas sobre Guilherme Boulos (PSol). “E queria me dirigir aos que votaram nele: nós vamos governar para todos. A partir de amanhã, não existe distrito azul nem distrito vermelho, existe a cidade de São Paulo”, frisou.
Doria apareceu
Presente na festa da vitória, o governador do estado, João Doria (PSDB), agradeceu a confiança dos paulistanos no partido e disse que Bruno Covas construiu sua vitória “com seu programa de governo, sem fake news, sem ataques”. Ainda segundo o mandatário de São Paulo, foi “a vitória do equilíbrio, do bom senso. Foi a vitória da eficiência, a população quer governos eficientes”.
O vice eleito, Ricardo Nunes, também se pronunciou e disse que considera Covas parte de sua família após essa campanha. “Bruno tem um vice do lado dele muito fiel”, garantiu Nunes, que, no fim do discurso, agradeceu a Deus.
As declarações da vitória aconteceram no diretório paulistano do PSDB, que ficou muito pequeno para jornalistas, dirigentes e políticos tucanos. De lembrança da gravidade do coronavírus, havia apenas o uso de máscara – e nem todos os presentes estavam utilizando o item de proteção.
Questionado sobre a aglomeração, Covas responsabilizou a imprensa pelo expressivo número de profissionais no local, apesar de o evento ter sido organizado pelo próprio PSDB.