Eleições no Entorno do DF levam quase 1 milhão às ruas. Veja locais de votação
Nos 33 municípios que compõem a região, 920 mil eleitores escolherão representantes para prefeituras e câmaras municipais
atualizado
Compartilhar notícia
As zonas eleitorais abrem mais cedo neste ano para as eleições municipais de 2020. A partir das 7h, os locais de votação estarão aguardando os eleitores. Será dada preferência para idosos e pessoas do grupos de risco da Covid-19. Os cidadãos devem prestar atenção às condições sanitárias e ao uso de máscara de proteção facial para evitar contaminação, além de estarem atentos às regras eleitorais a fim de que não haja ação policial no momento do pleito.
Neste domingo (15/11), 148 milhões de eleitores vão às urnas em todo o país. Na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), 920 mil indivíduos estão aptos a votar: somados os eleitores dos 33 municípios que compõem o Entorno. Eles escolherão representantes para a Prefeitura e a Câmara Municipal das suas cidades.
Há diversas mudanças nas eleições deste ano, em relação ao último pleito municipal, de 2016. O horário de abertura das zonas eleitoras é uma delas. O início da votação às 7h e o encerramento às 17h foi definido após análise de estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade de São Paulo (USP).
Nas últimas eleições municipais realizadas no Brasil, as seções eleitorais abriam às 8h e fechavam às 17h.
Todas as regras podem ser conferidas na Resolução no 23.610/2019 do TSE e na Lei nº 9.504/1997. Algumas condutas são, inclusive, consideradas crime eleitoral. São vedadas, por exemplo, todas as formas de propaganda no dia do pleito.
Confira:
Máscaras
Para a proteção dos eleitores, a Justiça Eleitoral tornou obrigatório o uso de máscaras nas seções eleitorais e nos locais de votação.
O TSE também pede aos eleitores que, quando possível, levem a própria caneta para assinatura no caderno de votação. Os locais devem fornecer álcool 70% para higienização das superfícies (incluindo mesas e cadeiras) e dos objetos (incluindo canetas) na seção eleitoral.
As filas precisam ter distanciamento de 1 metro entre os eleitores: haverá marcação da distância no chão. Confira os locais de votação nos munícipios em Goiás e Minas Gerais.
Veja os eleitores de cada município da Ride: