Eleições 2020: Rafael Greca é reeleito prefeito de Curitiba
Com 98% dos votos apurados, Rafael Greca (DEM) e o vice, Eduardo Pimentel (PSD), tinham 59,91% dos válidos
atualizado
Compartilhar notícia
Rafael Greca (DEM) foi reeleito prefeito de Curitiba (PR), com 59,91% dos votos válidos (e 98% dos votos apurados). Ele ocupará o cargo pelo segundo mandato consecutivo, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD). O resultado das eleições foi divulgado no fim deste domingo (15/11).
Goura (PDT) ficou em segundo lugar na disputa, com 13,88% dos votos, e Fernando Francischini (PSL) em terceiro, com 5,78%. A prefeitura de Curitiba teve 16 candidatos em 2020.
Rafael Greca nasceu em Curitiba e tem 64 anos. É economista, engenheiro e integrante do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Foi vereador, deputado estadual constituinte, prefeito de Curitiba e deputado federal entre os anos de 1983 e 1996.
Eleições 2020
Nas eleições de 2020, concorrem prefeitos e vereadores em todo o país — exceto no Distrito Federal e em Fernando de Noronha. Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, a escolha dos prefeitos é realizada em apenas um turno: vence o candidato que receber o maior número de voto válidos (brancos e nulos não contam).
No caso dos municípios com mais de 200 mil eleitores, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um. Em caso contrário, é realizado segundo turno entre os dois primeiros colocados. O que receber mais votos ganha.
Nas eleições para vereador, os candidatos são eleitos de acordo com número de vagas disponíveis na Câmara de cada município — no caso de Curitiba, são 38 cadeiras. Os partidos e coligações precisam receber uma quantidade mínima de votos para que os candidatos possam ocupar os cargos.