Eleições 2020: Marquinhos Trad é reeleito prefeito de Campo Grande (MS)
Marquinhos Trad (PSD) e Aline Lopes (Patriota) foram reeleitos com 52,58% dos votos
atualizado
Compartilhar notícia
Marquinhos Trad (PSD) foi reeleito prefeito de Campo Grande (MS), com 52,58% dos votos. Ele e a vice, Adriana Lopes (Patriota), ocuparão a prefeitura pelo segundo mandato consecutivo. O resultado das eleições foi divulgado no meio da noite deste domingo (15/11).
O segundo colocado, Sérgio Harfouche (Avante), somou 11,58%. O terceiro colocado foi Pedro Kemp (PT), com 8,32%. Vinicius Siqueira (PSL) ficou com 8,20%. Sidnéia Tobias (Podemos) totalizou 4,60%. Marcio Fernandes (MDB) ficou com 3,01%. Esacheu Nascimento (PP) somou 2,45%. João Henrique Catan (PL) ficou com 2,44%.
Marquinhos Trad tem 56 anos e nasceu em Campo Grande. É advogado formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul e professor universitário. Em 2016, venceu as eleições para prefeito em segundo turno com 58,77% dos votos válidos.
Eleições 2020
Nas eleições de 2020, concorrem prefeitos e vereadores em todos os estados do país (exceto Distrito Federal). Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, a escolha dos prefeitos é realizada em apenas um turno: vence o candidato que receber o maior número de voto válidos (brancos e nulos não contam).
No caso dos municípios com menos de 200 mil eleitores, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um. Em caso contrário, é realizado segundo turno entre os dois primeiros colocados. O que receber mais votos ganha.
Nas eleições para vereador, os candidatos são eleitos de acordo com número de vagas disponíveis na Câmara de cada município — em Campo Grande, são 29 cadeiras disponíveis. Os partidos e coligações precisam receber uma quantidade mínima de votos para que seus candidatos possam ocupar os cargos.