Eleições 2020: internado, Maguito é eleito prefeito de Goiânia (GO)
O candidato teve maior parte dos votos válidos e superou Vanderlan Cardoso (PSD) no segundo turno
atualizado
Compartilhar notícia
Maguito Vilela (MDB) foi eleito neste domingo (29/11) prefeito de Goiânia (GO) para os próximos quatro anos. O candidato teve maior parte dos votos válidos e superou Vanderlan Cardoso (PSD) no segundo turno (veja a apuração completa).
Com 100% das urnas apuradas, Maguito Vilela teve 52,60% dos votos válidos, contra 47,40% de Vanderlan Cardoso.
Maguito Vilela nasceu em Jataí (GO), tem 71 anos e é advogado. Atuou como vereador, deputado estadual e federal e governador de Goiás.
Ele está internado desde o dia 19 de outubro para tratamento da Covid-19. Na dia do primeiro turno, voltou a ser entubado em hospital de São Paulo, onde está internado.
Segundo turno das Eleições 2020
Eleições são realizadas em 57 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes que não elegeram um candidato no 1° turno. Entre elas, 18 são capitais.
O número representa 60% dos 95 municípios onde havia a possibilidade de uma segunda rodada de votação neste ano.
Em duas das cidades — Duque de Caxias e Volta Redonda, ambas no Rio de Janeiro –, a eleição está à espera da Justiça Eleitoral. Nelas, os candidatos mais votados estão “sub judice”, ou seja, tiveram as candidaturas indeferidas, mas recorreram da decisão e aguardam serem decretados vitoriosos.
No Amapá, acometido por um grave apagão, a capital, Macapá, onde pode haver segundo turno, ainda está com a situação indefinida. Devido aos problemas relacionados à falta de energia, o pleito na maior cidade do estado foi adiado e deve ser concluído antes de 27 de dezembro, em caso de segundo turno.