Dia de eleição: Bruno Covas é mais buscado no Google do que Guilherme Boulos
Na reta final da corrida eleitoral, hegemonia na web do candidato psolista durante a campanha é quebrada por buscas pelo número do prefeito
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Durante quase toda a corrida eleitoral paulistana, Guilherme Boulos (PSol) foi o candidato que mais despertou o interesse do eleitorado que fez pesquisas no Google. Ele foi o mais buscado na ferramenta de pesquisa até a manhã da eleição de segundo turno.
A liderança do ativista foi quebrada a partir das 5h32 deste domingo (29/11), quando buscas pelo número do atual prefeito e candidato Bruno Covas (PSDB) dispararam.
O gráfico representa o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.
Segundo o Google Trends, desde o início da votação, às 7h, as principais buscas sobre Bruno Covas são relacionadas ao número para votação. Além disso, os internautas buscam saber onde Bruno Covas mora, quem é a ex-mulher, informações sobre o câncer que o prefeito trata e sobre a máscara de proteção contra Covid-19 que ele usa em aparições públicas. A única busca que é negativa ao prefeito, mas em menor proporção, é sobre o perfil do vice, Ricardo Nunes (MDB).
Já as buscas relacionadas a Guilherme Boulos envolvem, além do número de urna, a chance de o candidato ganhar as eleições. A expressão “Boulos tem chance de ganhar” cresceu 250%. Além disso, os internautas buscam fotos dele jovem, o local de sua casa e imitações de Boulos pelo humorista Marcelo Adnet. Expressões como “boulos jatinho” e “mansão do boulos” surgem, sugerindo a ação da proliferação de desinformação sobre o candidato.
Buscas no Google não têm correlação com intenção de voto. Segundo estudos das universidades American (EUA), Maryland (EUA), Glasgow (Escócia) e King’s College (Inglaterra), de 2016, tudo o que a pontuação do Google Trends revela é de que maneira os eleitores estão mais interessados em alguns candidatos do que em outros, incluindo um interesse de conotação negativa.