metropoles.com

Dia de eleição: Bruno Covas é mais buscado no Google do que Guilherme Boulos

Na reta final da corrida eleitoral, hegemonia na web do candidato psolista durante a campanha é quebrada por buscas pelo número do prefeito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Covas Guilherme Boulos
1 de 1 Bruno Covas Guilherme Boulos - Foto: null

São Paulo – Durante quase toda a corrida eleitoral paulistana, Guilherme Boulos (PSol) foi o candidato que mais despertou o interesse do eleitorado que fez pesquisas no Google. Ele foi o mais buscado na ferramenta de pesquisa até a manhã da eleição de segundo turno.

A liderança do ativista foi quebrada a partir das 5h32 deste domingo (29/11), quando buscas pelo número do atual prefeito e candidato Bruno Covas (PSDB) dispararam.

Fonte: Google Trends

O gráfico representa o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.

3 imagens
Covas e Marta chegam para votar
Bruno Covas e Guilherme Boulos
1 de 3

O candidato acompanhou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em votação

2 de 3

Covas e Marta chegam para votar

LECO VIANA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
3 de 3

Bruno Covas e Guilherme Boulos

Gui Primola/Metrópoles

Segundo o Google Trends, desde o início da votação, às 7h, as principais buscas sobre Bruno Covas são relacionadas ao número para votação. Além disso, os internautas buscam saber onde Bruno Covas mora, quem é a ex-mulher, informações sobre o câncer que o prefeito trata e sobre a máscara de proteção contra Covid-19 que ele usa em aparições públicas. A única busca que é negativa ao prefeito, mas em menor proporção, é sobre o perfil do vice, Ricardo Nunes (MDB).

Já as buscas relacionadas a Guilherme Boulos envolvem, além do número de urna, a chance de o candidato ganhar as eleições. A expressão “Boulos tem chance de ganhar” cresceu 250%. Além disso, os internautas buscam fotos dele jovem, o local de sua casa e imitações de Boulos pelo humorista Marcelo Adnet. Expressões como “boulos jatinho” e “mansão do boulos” surgem, sugerindo a ação da proliferação de desinformação sobre o candidato.

Buscas no Google não têm correlação com intenção de voto. Segundo estudos das universidades American (EUA), Maryland (EUA), Glasgow (Escócia) e King’s College (Inglaterra), de 2016, tudo o que a pontuação do Google Trends revela é de que maneira os eleitores estão mais interessados em alguns candidatos do que em outros, incluindo um interesse de conotação negativa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?