Eleições 2020: Abílio e Emanuel disputarão 2º turno em Cuiabá (MS)
Abílio Moumer (Podemos) recebeu 33,72% dos votos; Emanuel Pinheiro (MDB) ficou com 30,65%. Segundo turno está previsto para 29/11
atualizado
Compartilhar notícia
Abílio Moumer (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB) disputarão o segundo turno nas eleições para a Prefeitura de Cuiabá (MT). A apuração mostra que Abílio recebeu 33,72% dos votos e Emanuel ficou com 30,65%. O resultado das eleições foi divulgado no fim deste domingo (15/11). O segundo turno está previsto para o próximo dia 29 de novembro.
A candidata mais votada depois de Abílio e Emanuel foi Gisela Simona (PROS), com 19,42% dos votos. A Prefeitura de Cuiabá recebeu oito postulantes em 2020.
Abílio Moumer nasceu em Cuiabá e tem 36 anos. É arquiteto, urbanista e vereador.
Emanuel Pinheiro também é natural de Cuiabá, tem 55 anos e é advogado. É o atual prefeito de Cuiabá.
Eleições 2020
Nas eleições de 2020, concorrem prefeitos e vereadores. Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, a escolha dos prefeitos é realizada em apenas um turno: vence o candidato que receber o maior número de voto válidos (brancos e nulos não contam).
No caso dos municípios com menos de 200 mil eleitores, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um. Em caso contrário, é realizado segundo turno entre os dois primeiros colocados. O que receber mais votos ganha.
Nas eleições para vereador, os candidatos são eleitos de acordo com número de vagas disponíveis na Câmara de cada município —em Cuiabá, são 25 cadeiras disponíveis. Os partidos e coligações precisam receber uma quantidade mínima de votos para que seus candidatos possam ocupar os cargos.