metropoles.com

Eleições 2020: 713 urnas eletrônicas são substituídas em 22 estados

Apenas uma seção está usando voto manual – ou seja, voto em cédula de papel –, no estado de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Funcionários do TRE preparam urnas eletrônicas para o dia das eleições de 202012
1 de 1 Funcionários do TRE preparam urnas eletrônicas para o dia das eleições de 202012 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Justiça Eleitoral substituiu 713 urnas eletrônicas até as 17h39 deste domingo (29/11), durante o segundo turno de votação das eleições municipais 2020. Esse número corresponde a 0,49% do total de 97 mil equipamentos distribuídos pelo país. Ao todo, 22 estados substituíram equipamentos. Não foram informados crimes eleitorais.

Segundo o quinto boletim – primeiro publicado depois do fechamento das urnas – do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), São Paulo — o maior colégio eleitoral do Brasil — lidera o ranking de troca de equipamentos, foram 212. Seguido pelo Rio de Janeiro, com 207, e pelo Ceará, com 61.

Apenas uma seção está usando voto manual – ou seja, voto em cédula de papel —, no estado de São Paulo.

Ao todo, 38,2 milhões de eleitores estão aptos a votar em 57 cidades, sendo 18 capitais. Não há votação neste domingo no Amapá, em Brasília, no Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e em Tocantins.

De acordo com balanço da Polícia Federal, até as 18h desde domingo, foram instaurados oito inquéritos e 32 pessoas foram detidas por prática de crime nas eleições. Nesse horário, ainda havia quatro flagrantes em andamento e o montante de dinheiro apreendido sob suspeita de compra de votos era de R$ 21.887,00

Justificativas

Até as 17h05 deste domingo, 667.714 eleitores justificaram ausência por meio do e-Título. Diferentemente do que ocorreu no primeiro turno, o aplicativo tem funcionado adequadamente, sem apresentar instabilidade.

No dia da votação, a justificativa de ausência para quem está fora do domicílio eleitoral só é permitida pelo e-Título (há verificação por georreferenciamento) ou presencialmente em qualquer seção eleitoral. O site de justificativa não funciona no dia da votação, somente a partir desta segunda-feira (30/11).

“Quem faltar à votação por qualquer motivo tem até 60 dias para justificar pelo aplicativo, site ou presencialmente em cartório. É preciso anexar documento que comprove o motivo da ausência”, informa o TSE.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?