Eleições 2020: 15 de 25 capitais querem mudanças no governo, aponta Ibope
A pesquisa mostrou que o Rio de Janeiro tem o maior percentual de eleitores que desejam mudanças na gestão política
atualizado
Compartilhar notícia
As eleições municipais de 2020 estão chegando, com o primeiro turno marcado para o próximo domingo (15/11). E os eleitores buscam por mudanças. É o que revelada dos consolidados pelo instituto Ibope e divulgados pelo portal G1. Segundo o estudo, 15 de 25 pesquisas aplicadas mostram que o percentual dos eleitores que desejam mudanças é superior ao grupo dos que preferem manter o que é feito pela atual administração do município.
O maior percentual de eleitores que querem mudar o cenário político municipal é registrado no Rio de Janeiro. Vale lembrar que o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), concorre à reeleição e apresenta alto percentual de rejeição.
Pesquisas do Datafolha divulgadas no último dia 5 mostram que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) se mantém na liderança das intenções de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro, enquanto Crivella e a deputada estadual Martha Rocha (PDT) disputam o segundo lugar.
A pesquisa mostrou que, para 73% dos cariocas, o próximo prefeito deve mudar “totalmente a administração do município” ou manter “só alguns programas e mudar muita coisa”. Apenas 21% dizem que o prefeito eleito deve fazer “poucas mudanças e dar continuidade para muita coisa” ou “dar total continuidade à administração atual”.
Já em São Paulo e Vitória (ES), os eleitores mostraram alto percentual no desejo de mudança na administração local. Na capital paulista, 64% afirmam que desejam mudança, enquanto 32% preferem a continuidade. Em Vitória, 63% almejam alterações, e outros 31% estão satisfeitos com a atual gestão.
Nordeste
A pesquisa do Ibope também indica alto percentual de eleitores que querem a mudança em capitais do Nordeste, como Maceió, João Pessoa, Teresina, Recife, Fortaleza, Aracaju e Natal.
Já em Salvador (60%), Boa Vista (57%) e Florianópolis (56%), além de Curitiba (55%) e Belo Horizonte (53%), eleitores desejam a continuidade das políticas da atual gestão.
Em Minas Gerais, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) lidera com 63% de intenções de voto, mostrando satisfação do povo com sua política.