Doze congressistas são eleitos, o menor número em duas décadas
Quatro parlamentares se elegeram prefeitos ou vice-prefeito no primeiro turno e oito, nesta etapa complementar
atualizado
Compartilhar notícia
Dos 68 congressistas que disputaram as eleições municipais de 2020, 12 foram eleitos – quatro no primeiro turno e oito na etapa complementar. Destes, nove prefeitos e três vice-prefeitos. Os dois senadores que concorreram ao pleito este ano não se elegeram. Este é o menor número de parlamentares eleitos das últimas duas décadas.
De acordo com o Departamento de Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 20 parlamentares foram eleitos em 2016, 25 em 2012, 18 em 2008, 20 em 2004, 26 em 2000, 41 em 1996 e 26 em 1992.
Oito integrantes do Congresso se elegeram prefeitos ou vice-prefeito no segundo turno. O deputado federal João Campos (PSB-PE) venceu a também deputada e prima, Marília Arraes (PT-PE), na disputa pela Prefeitura do Recife, capital de Pernambuco, enquanto JHC (PSB-AL) venceu a disputa pela Prefeitura de Maceió, capital de Alagoas.
O deputado Edmilson Rodrigues (PSol-PA) se elegeu prefeito de Belém, capital do Pará, e se tornou o único prefeito do PSol em capitais.
A deputada Margarida Salomão (PT-MG) se elegeu prefeita de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e o deputado Sergio Vidigal (PDT-ES) foi eleito prefeito de Serra, no Espírito Santo.
O deputado Wladimir Garotinho (PSD-RJ), que concorreu sub judice, venceu a disputa pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O deputado Eduardo Braide (Podemos-MA) conquistou a Prefeitura de São Luís, capital do Maranhão.
O deputado Deuzinho Filho (Republicanos-CE) se elegeu vice-prefeito de Caucaia, no Ceará, na chapa de Vitor Valim (Pros-CE).
1º turno
Quatro deputados já haviam sido eleitos no primeiro turno, sendo dois prefeitos e dois vice-prefeitos. O deputado Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) foi eleito prefeito de Porto Real, no Rio de Janeiro. Enquanto o deputado licenciado Roberto Pessoa (PSDB-CE), que havia se licenciado em junho, elegeu-se prefeito de Maracanaú, no Ceará.
O deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ) se elegeu como vice-prefeito de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, na chapa de Rogério Lisboa (PP-RJ), e Paulo Marinho Junior (PL-MA), como vice em Caxias, no Maranhão, na chapa de Fábio Gentil (Republicanos-MA).
Macapá
A lista pode aumentar no próximo domingo (6/12), quando Macapá, a capital amapaense, realizará o primeiro turno da eleição. O pleito foi suspenso por causa do apagão elétrico, que durou 22 dias. A deputada federal Patrícia Ferraz (Podemos- AP) é uma das concorrentes.