Doria comemora retomada de testes em embate da vacina: “Coronavac é segura”
Agência federal havia suspendido na segunda-feira (9/11) o estudo clínico da vacina chinesa contra o coronavírus, mas recuou nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador paulista, João Doria (PSDB), comemorou no Twitter o recuo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da decisão de interromper os testes da vacina Coronavac contra a Covid-19.
Nesta quarta-feira (11/11), a agência decidiu autorizar a retomada dos testes. O ensaio clínico da imunização, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, da China, havia sido pausado na noite de segunda-feira (9/11) após o relato da morte de um voluntário.
Na postagem, Doria diz que a Coronavac, que tem a participação do Instituto Butantan no desenvolvimento, é “segura”:
A Anvisa acaba de autorizar a retomada dos testes da Coronavac no Brasil. Ficou claro para a Agência que o “evento adverso grave” que ocorreu com um dos voluntários não teve qualquer relação com a vacina. A Coronavac é segura, como já ficou comprovado nos testes feitos até aqui.
— João Doria (@jdoriajr) November 11, 2020
O Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, havia criticado a decisão da Anvisa, afirmando que o óbito não estava relacionado à aplicação da imunização. Foi revelado que o participante do estudo teria cometido suicídio.
Nessa revisão da decisão, a agência federal informou em nota que, “após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG inesperado e a vacina”.