DF registra baixo número de justificativas no dia do 1º turno das eleições
Até as 16h deste domingo (15/11), 9.923 justificativas foram feitas no Distrito Federal para quem faltou no pleito municipal de 2020
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal registrou, até as 16h deste domingo (15/11), 9.923 justificativas em função da ausência no 1º turno das eleições municipais de 2020. Embora na capital do país não haja votação, há moradores locais com título de outras cidades.
O número é considerado baixo. Um dos motivos é a instabilidade do e-Título, aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apresentação de justificativa. No DF, não há mesas receptoras e os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral ou impedidos de votar devem fazer a justificativa on-line.
A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) disse que o número de justificativas deste ano “certamente crescerá”, levando em conta o período de dois meses em que é possível o eleitor explicar porquê se ausentou do pleito.
Segundo o TRE-DF, nas eleições de 2018, foram realizadas 48.613 justificativas na capital federal no dia da eleição e no prazo de 60 dias depois.
“Estamos surpreendidos com o baixo número. Imaginamos vários motivos: instabilidade do e-Título, alto nível de abstenção nas eleições, diminuição significativa de pessoas viajando (em trânsito)”, pontuou o órgão.
Como fazer
Após as 17h deste domingo, o eleitor tem 60 dias para fazer a justificativa, também pelo e-Título. Com o horário do pleito eleitoral encerrado, será necessário apresentar um comprovante que explique o não comparecimento às urnas, como um atestado médico, por exemplo. Nesse caso, o site, no Sistema Justifica também é uma possibilidade.
Para quem não tem acesso a internet, também é possível fazer a justificativa pelos Correios, a enviando ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor estiver inscrito, também acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.