Com 6 prefeitos em 4 anos, moradores de Planaltina de GO pedem estabilidade
Entre afastamentos por suspeitas de fraude na eleição anterior e reconduções aos cargos, município enfrenta instabilidade
atualizado
Compartilhar notícia
Os moradores de Planaltina (GO) vão às urnas pela terceira vez nos últimos quatro anos, neste domingo (15/11), para escolherem os novos representantes locais. A procura é por uma estabilidade no cargo de prefeito, que teve seis pessoas no cargo durante este período.
O funcionário público Edson Xavier, 54 anos, espera por dias mais calmos na política municipal. “Tem de melhorar né? Piorar mais não tem como”, comenta.
Segundo ele, a cidade está carente de infraestrutura e pede para que os novos governantes invistam nessa área. “Todo mundo que passou aqui foi empurrando com a barriga; tem que resolver os buracos na rua”, diz.
Rudina Alves, 43, esposa de Edson, lembra também que a saúde é um problema sério no município. “Hospital a gente tá precisando bastante”, opina.
Fila grande
A chuva forte que caiu em Planaltina ao longo da manhã acabou espantando alguns eleitores, que decidiram votar após o almoço.
No Centro Integrado de Educação Modelo I (Ciem I), as filas se formaram do lado de fora para a aferição de temperatura e, do lado de dentro, para a votação.
Troca-troca na prefeitura
As eleições de 2016 deram como vencedora a chapa composta pelo Dr. Davi e Pastora Cida, ambos do Pros. Em 2018, no entanto, os dois tiveram a chapa cassada por prometer empregos em troca de votos e utilizar de bens públicos para fazer propaganda durante a campanha de 2016.
Um novo pleito foi marcado para ocorrer juntamente da votação para os cargos federais. Eles Reis (PTC) e João Neto (PR) venceram e cumpriram mandato até o início deste ano, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devolveu o mandato à chapa cassada, por entender que as gravações apresentadas pela acusação foram adquiridas de forma ilícita.
Mesmo assim, Dr Davi decidiu renunciar e quem ficou com a prefeitura até o momento foi a Pastora Cida, que tentaria se reeleger, mas teve a candidatura indeferida. Ela é acusada de usar recursos ilegais para financiar a candidatura a deputada federal em 2018.
Impossibilitada de concorrer, Cida apoia Carlinhos do Egito (PROS), que é um dos favoritos. O Delegado Cristiomário (PSL) também surge com boas chances, endossado por Reis.
Entre vereadores, 348 candidatos estão com situação regular. São oito pedidos indeferidos e outros sete estão na mesma situação, mas entraram com recurso. Vinte renunciaram e dois não tiveram o registro apreciado.
Veja os eleitores de cada município da Ride: