metropoles.com

Chamou Recife de Recífilis: candidata a prefeita pode ter homenagem cassada

O título de cidadã recifense aprovado em março deste ano ainda não foi entregue. A publicação que gerou polêmica ocorreu há cerca de 10 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tiago Calazans/Divulgação
WhatsApp Image 2020-10-22 at 15.24.06
1 de 1 WhatsApp Image 2020-10-22 at 15.24.06 - Foto: Tiago Calazans/Divulgação

Vereadores de Recife, capital de Pernambuco, protocolaram na quarta-feira (21/10) um projeto de decreto legislativo para revogar o título de cidadã recifense à candidata à Prefeitura do Recife delegada Patrícia Domingues (Podemos), após vir à tona uma brincadeira jocosa dela com a cidade. A honraria aprovada em março deste ano ainda não foi entregue.

Uma publicação de Patrícia Domingos no Facebook, em março de 2011, associando o nome da capital pernambucana a uma doença sexualmente transmissível gerou polêmica. “Voltando a Recífilis”, escreveu ela, à época.

O recuo na comenda foi proposto pelo vereador Rinaldo Júnior (PSB), que atualmente é vice-líder do governo Geraldo Júlio (PSB) na Câmara Municipal, com apoio de outros vereadores. Rinaldo Junior e Geraldo Júlio são do mesmo partido que o deputado federal João Campos (PSB-PE), adversário de Patrícia Domingos na eleição municipal.

4 imagens
1 de 4

Tiago Calazans/Divulgação
2 de 4

Tiago Calazans/Divulgação
3 de 4

Tiago Calazans/Divulgação
4 de 4

“Ao homenagearmos e concedermos títulos de destaque a pessoas cujas ações conflitam com esses valores estamos promovendo e avalizando posturas e atitudes que contrariam os valores basilares de sustentação da sociedade. Não podemos conceder um título a uma pessoa que menospreza nossa cidade e lhe chama pejorativamente de Recífilis em suas mídias sociais”, diz a justificativa.

Nascida no Rio de Janeiro, Patrícia Domingos, que é delegada da Polícia Civil de Pernambuco, se candidatou na onda lavajatista, inspirada no ex-ministro Sergio Moro.

Procurada, a assessoria da candidata se manifestou, em nota, sobre as declarações. “Estamos sendo atacados por algumas publicações realizadas em uma rede social há 9 anos atrás (sic). Isso é um expediente de quem está desesperado”, disse.

“Em vez de comentar publicações que fiz há quase 10 anos, prefiro discutir sobre a falta de saneamento, a falta de segurança e as acusações de corrupção e desvio de dinheiro público que levou a polícia a fazer 7 visitas à prefeitura somente este ano. Vamos falar sobre o futuro do Recife, e não o passado”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?