metropoles.com

CEO do Ibope pede desculpa por pesquisa que apontava Manuela como vencedora

Em entrevista à Rádio Gaúcha, a diretora do instituto disse que a pesquisa “não foi boa” e que a instituição estuda os motivos do erro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Manuela D’Ávila
1 de 1 Manuela D’Ávila - Foto: Reprodução/Facebook

A diretora do Instituto Ibope Inteigência, Márcia Cavallari, pediu desculpas pela pesquisa que apontou Manunela D’Àvilla (PCdoB), candidata à Prefeitura de Porto Alegre (RS), como líder das intenções de voto.

A candidata foi indicada como vencedora com 51% dos votos válidos, e o adversário, Sebastião Melo (MDB), com 49%. No entanto, neste domingo (29/11), Melo venceu a disputa com 54,58% dos votos.

Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, a diretora do instituto disse que a pesquisa “não foi boa” e que a instituição estuda os motivos do erro. Segundo Márcia, o número de abstenções pode ter influenciado o erro na pesquisa, já que o Ibope não contabiliza abstenções no estudo.

“O que a gente vê é, primeiro, uma abstenção altíssima. Isso é um dado que infelizmente a gente não consegue avaliar de forma mais profunda, porque você não tem a informação de quem é essa abstenção”, disse a diretora.

Além disso, Márcia apontou as particularidades do eleitorado que, mesmo após o fechamento da pesquisa, pode mudar de opinião sobre o voto.

“A formação de opinião e de decisão do eleitor segue. Ela não para na hora na qual eu parei de fazer a pesquisa. Ela não se encerra ali, Então, essas movimentações de última hora acontecem.”

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?