Cavalcante e Corumbá de Goiás elegem prefeitos que se declararam negros
No município da Chapada dos Veadeiros, o vencedor é quilombola. Cidades integram o Entorno do Distrito Federal, que conta com 33 prefeituras
atualizado
Compartilhar notícia
Dois candidatos que se declararam negros foram eleitos para Prefeituras do Entorno do Distrito Federal. Quilombola, Vilmar Kalunga (PSB) foi escolhido para comandar a cidade de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros.
Ele teve 1.959 votos, o equivalente a 35,68% do total. O vencedor teve 448 votos a mais do que o segundo colocado: Paradão (PTB). Ao todo, oito candidatos disputaram a Prefeitura de Cavalcante.
Em Corumbá de Goiás, o eleito foi Chico Vaca (PL). O servidor público municipal obteve 1.993 votos válidos (35,08% do total registrado). A cidade turística tem 7.446 eleitores e 11,11 mil habitantes.
As duas cidades integram o Entorno do Distrito Federal, formado por 33 municípios. Com a eleição de dois prefeitos negros, eles representam apenas 6% dos mandatários da região.
Como mostrou o Metrópoles, apenas 14 dos 158 candidatos a Prefeituras do Entorno se declaram pretos. Ou seja, 8,8% do total de concorrentes.
Apesar da baixa participação de postulantes negros na região, eles ainda são mais numerosos nas eleições 2020 do que no último pleito municipal. Em 2016, 118 candidatos participaram da corrida majoritária na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride). Desses, sete se autodeclararam pretos. Percentualmente, foram 5,9%.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 19.344 candidaturas disputaram votos para Prefeituras de todo o Brasil. Desse total, 829 foram representadas por candidatos pretos (4,2% do total).