metropoles.com

Câmaras municipais das capitais apresentam renovação média de 56,2%

Dos 794 vencedores em 15 de novembro, 447 são novos e 347 reeleitos. Média foi maior do que a renovação de 52,8% no pleito de 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Plenário da Câmara Municipal de Vitória
1 de 1 Plenário da Câmara Municipal de Vitória - Foto: null

As Câmaras Municipais de 25 capitais brasileiras apresentaram média de 56,2% de renovação na composição das Eleições de 2020. Dos 794 vereadores que venceram em 15 de novembro, 447 são novos e 347 reeleitos. Esta média foi maior do que a taxa de renovação no pleito de 2016, de 52,8%.

O levantamento do Metrópoles, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levou em consideração aqueles vereadores eleitos em 2016 e 2020, e não aqueles que possam ter assumidos posteriormente por terem ficado na suplência.

A Câmara Municipal de Vitória foi a que apresentou a maior renovação: 73% (11 novatos de 15 vagas), enquanto a do Rio de Janeiro, a menor: 37,2% (19 vereadores novos de 51 cadeiras).

Esse índice pode sofrer alteração, pois o TSE adiou o pleito de Macapá, capital do Amapá, para o próximo dia 6 de dezembro por conta do apagão.

5 imagens
Ministro Luís Roberto Barroso
As urnas eletrônicas serão aperfeiçoadas com sistema de som e vídeos com intérpretes de Libras para deficientes
Ministro Luís Roberto Barroso
1 de 5

O MP Eleitoral também solicita a cassação do diploma da suplente de deputada federal Júlia Marinho (PSC)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5

Ministro Luís Roberto Barroso

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

As urnas eletrônicas serão aperfeiçoadas com sistema de som e vídeos com intérpretes de Libras para deficientes

José Cruz/Agência Brasil
5 de 5

Ministro Luís Roberto Barroso

Igo Estrela/Metrópoles

De acordo com professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), José Mário Wanderley, a taxa de renovação foi mais alta do que o esperado.

“Isso foi contra o esperado e precisamos aguardar para entender os fatores. A taxa de renovação nas Câmaras Municipais não é tão alta quanto a do Congresso Nacional. E todas as projeções estavam ligadas à onda conservadora. A expectativa é que a maioria estabelecida na eleição anterior se mantivesse, e não foi bem assim”, analisou. “Se esperava que ocorresse uma conservação [reeleição de vereadores] maior.”

Maior renovação

Depois de Vitória, Palmas aparece na segunda colocação com renovação de 68,4% (13 novos entre 19) e Porto Velho completa o pódio com índice de 66,6% (14 novatos de 21). Dez capitais apresentam renovação de vereadores menor do que a média de 56,2% na composição da próxima legislatura. João Pessoa, 48,1% (13 de 27); Salvador, 44,1% (19 de 43); e Rio de Janeiro, 37,2% (19 de 51) estão no pé dessa lista.

Confira o levantamento completo:

Novos rostos nas câmaras

A renovação das câmaras municipais passou também por uma democratização maior no perfil dos eleitos. A quantidade de trans e travestis nos legislativos municipais passou de 8 em 2016 para 16 em 2020. Em São Paulo, cidade mais populosa do país, Erika Hilton foi a primeira trans eleita para a Câmara dos Vereadores ao ser a mulher mais votada no município nesta eleição.

Também cresceram as quantidades de negros e de mulheres eleitas. Em 2016, foram  7,8 mil vereadoras escolhidas nas urnas e, neste ano, 9,2 mil conquistaram uma vaga. Um crescimento de 17%. Já a quantidade de negros passou de 3,3 mil para 4,1 mil, um avanço de 24,3%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?